Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

O desenvolvimento do planeamento estratégico em bancos centrais: o caso do Banco de Portugal

Autor
Rosalino, Hélder Manuel Sebastião
Resumo
pt
Os bancos centrais diferem substancialmente, entre si, em termos de organização e de abrangência da sua missão, mas todos eles têm, como traço comum, importantes responsabilidades ao nível da execução da política monetária, da garantia de estabilidade do sistema financeiro e da produção de conhecimento técnico-científico nas áreas económicas e financeiras. O bom desempenho dessas responsabilidades é, em si mesmo, um bem público na medida em que é determinante para a promoção de crescimento económico e para o bem-estar social dos cidadãos. Esses mesmos bancos centrais enfrentam, atualmente e por força de crises financeiras recentes, um conjunto cada vez mais complexo de desafios e riscos, vivendo um tempo marcado por uma rápida mudança de contexto e de forças envolventes, que exigem uma crescente atenção aos temas da governação, do planeamento, da comunicação, da gestão da reputação e da relação com os seus "stakeholders". A governação efetiva de qualquer instituição, inclusive de um banco central, requer objetivos claros e bem especificados para toda a organização, recursos capacitados e um sistema de controlo apropriado, a par de um adequado alinhamento entre objetivos e incentivos. Para os bancos centrais que enfrentam mudanças institucionais e funcionais significativas, o planeamento estratégico deverá servir de suporte para responder às tendências, aos desafios e às oportunidades emergentes, apoiando a gestão e focando o coletivo nos objetivos globais e transversais da organização. O objetivo deste trabalho passa, em primeiro lugar, por apresentar o caso de estudo do Banco de Portugal, contextualizando e diagnosticando a sua situação atual ao nível dos desafios e riscos que enfrenta num quadro de atuação crescentemente internacional e dinâmico, que exige reforço de capacitação aos mais diversos níveis de funcionamento da instituição. O trabalho de diagnóstico foi desenvolvido, em termos metodológicos, tendo por base a realização de diversos inquéritos, entrevistas individuais e recolha de informação disponível sobre a situação dos bancos centrais nacionais, em geral, e do Banco de Portugal em particular. Como resultado, pretende-se com base nas ferramentas de análise e de formulação estratégica apresentar uma proposta de Plano Estratégico para o Banco de Portugal para o período que irá até 2020 (PE2020), que crie uma visão e uma estratégia global para a instituição. Este Plano Estratégico é elaborado à luz dos desenvolvimentos nos ambientes internos e externos nos quais o Banco de Portugal opera, com relevo para o seu enquadramento no Sistema Europeu de Bancos Centrais/Eurosistema e no processo de construção da União Bancária.
en
Central banks differ substantially in what concerns their organization and the scope of their mission, but all of them share some common features such as important responsibilities in the implementation of monetary policy, ensuring the stability of the financial system and enhancing the technical and scientific knowledge in economic and financial areas. Good results in execution of these responsibilities are in the public interest since they are decisive for the promotion of economic growth and social welfare of the citizens. Due to recent financial crisis these central banks are currently facing an increasingly complex set of challenges and risks, living in a time marked by a rapid change of context and surrounding forces, which require utmost attention to governance issues, planning, communication, reputation management and relationship with their stakeholders. Effective governance of any institution, including a central bank, requires clear and well-defined objectives for the entire organization, qualified staff and an appropriate control system, along with an adequate alignment between objectives and incentives. For the central banks facing significant institutional and functional changes, strategic planning provides a useful tool to respond to emerging trends, challenges and opportunities, while supporting management and focusing all the collaborators on the global and transversal objectives of the organization. The objective of this work, in the first stage, is to present the case study of the Bank of Portugal by contextualizing and diagnosing its current situation in terms of challenges and risks that it faces in an increasingly international and dynamic framework, which requires expertise reinforcement at the most diverse levels of its operations. The diagnostic was developed, in methodological terms, based on surveys, interviews and collection of information available on the situation of the national central banks in general and the Bank of Portugal in particular. As a result of prior work and based on analytical tools and strategic formulation, the main goal is to present a proposal for a Strategic Plan for the Bank of Portugal for the period up to 2020 (PE2020), which will create a vision and a global strategy for the institution. This Strategic Plan is drawn up in the light of the developments in the internal and external environments in which the Bank of Portugal operates, with a particular focus on the European System of Central Banks / Eurosystem and the process of building the Banking Union.

Data

27-mar-2018

Palavras-chave

Portugal
Planeamento estratégico
Governação
Banco Central
Estudo de casos

Acesso

Acesso livre

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