Título
Análise da capacidade cognitiva dos empresários do distrito da Matola para entender e usar informações financeiras no contexto do ambiente de negócios em que operam
Autor
Câmara, Fernando Américo Carlos da
Resumo
pt
O objectivo deste trabalho é avaliar o nível de literacia financeira e seu impacto no
empreendedorismo entre os empresários da província da Matola.
Para elaboração deste estudo, adoptou-se o questionário complementado por entrevista,
visando avaliar o nível de literacia financeira entre os empresários do distrito da Matola. A
educação e a formação, tanto no ensino primário como no ensino secundário, com ênfase na
literacia financeira e nas habilidades empresariais podem ter implicações significativas para o
desenvolvimento e o crescimento das pequenas, micro e médias empresas. Com efeito, o
documento revela que a literacia financeira entre os jovens empresários do distrito da Matola é
satisfatório e contribui de forma significativa para suas habilidades de empreendedorismo.
Este trabalho é o primeiro a estudar o nível de literacia financeira entre os empresários do
distrito da Matola e como tal estabelece uma referência importante para novas pesquisas nesta
área.
en
The purpose of this study is to evaluate the level of financial literacy and its impact on
entrepreneurship among entrepreneurs in Matola province. For the preparation of this
document, the questionnaire was supplemented by an interview to evaluate the level of
financial literacy among the entrepreneurs of Matola province. Education and training, both in
primary and high school, with an emphasis on financial literacy and entrepreneurial skills, can
have significant implications for the development and growth of small and medium-sized
enterprises.
We find that financial literacy among young entrepreneurs in Matola District is medium and
contributes significantly to their entrepreneurship skills.
This work is the first to study the level of financial literacy among entrepreneurs in Matola
District and as such establishes an important reference for new research in this area.