Título
O método de negociação por "Conversações em Mesa Redonda" na Polónia e Hungria: uma perspetiva comparada
Autor
Lima, António Manuel Resende
Resumo
pt
As conversações em mesa redonda afirmam-se como um método capaz de gerar
negociações num regime ditatorial entre dois grupos distintos. Esses grupos são
constituídos pelo partido em governação de um lado e, do outro, pelas forças
representativas da oposição ao regime do país em que vivem. Os casos estudados, a
Polónia e a Hungria, são países onde se aplicou esse modelo, embora afirmando-se com
caraterísticas distintas: a organização das forças representativas da oposição num só
movimento e o papel da Igreja no caso polaco são exemplos dessas diferenças. Os
resultados alcançados nas negociações nestes países são igualmente distintos. A
repercussão que os resultados das conversações na Polónia tiveram na Hungria permitiu
a este país gerar um conjunto de expetativas quanto ao seu processo de democratização.
A realização de conversações em mesa redonda depende também de uma condição por
parte das forças que representam os vários ideais da oposição, nomeadamente a sua
organização enquanto seja uma ou várias estruturas (movimento social ou partido). Tal
condição decorre da possibilidade de aprovação de negociações em países que atualmente
ainda disponham de regimes não-democráticos. Só haverá acordo na concretização de
conversações em mesa redonda com a consolidação dos diferentes ideais da população
expressos através de formas de participação política não-convencionais. Caso estas
condições não estejam criadas, resta o recurso à intervenção internacional, normalmente
de um país terceiro, com o fim de tornar possível a realização das conversações.
en
The round table talk conversations state as a method possible of generating negotiations
in a non-democratic regime, between two opposite groups. These groups are constituted
by, for one side, the leading governmental party of the regime and, for the other side, the
parties or movements representing the opposition against the government. The studied
cases, Poland and Hungary are countries where this model took place, presenting different
features: the opposition was composed solely by a movement, and there was the role of
the Church are examples of those differences. Comparing the two countries, there is a
role descendant from the round table talks from Poland to Hungary, coming from the
polish electoral results. On this way, the expectations with the result of the negotiations
were different between the countries.
The accomplishment of the round table talks depends on one condition from the
opposition forces, being the organization consolidated by one or many structures (social
movement or party). These condition is related with the approve of the negotiations in
countries that dispose non-democratic regimes. There can only be one agreement on the
execution of the round table talks with the opposition’s consolidation trough nonconventional political participation. If this condition doesn’t show up, the only way for
the round table talks to occur is with a third country intervention.