Título
Análise do Grupo Jerónimo Martins: o antes e após crise
Autor
Ramos, Jorge Augusto Ramires
Resumo
pt
O setor do retalho atingiu especial relevância na economia portuguesa nos últimos anos,
sendo um dos poucos setores que sempre manteve resultados positivos, apesar da recessão
económica mundial.
Este estudo baseia-se na comparação de três mercados, onde se encontra inserido o Grupo
Jerónimo Martins, nomeadamente os mercados português, polaco e colombiano. A
comparação acima referida é realizada através de indicadores económicos provenientes de
cada um dos mercados e da concorrência nestes últimos.
Além disso, o presente estudo decorre num dos períodos de maior recessão a nível
mundial, pelo que são ainda apresentadas as medidas que foram implementadas para superar
esta época crítica.
Por último, conclui-se que o mercado polaco assume especial importância no contexto
global do Grupo Jerónimo Martins, ao longo dos últimos anos, e que o Grupo continua a
promover investimentos para maior projeção a nível mundial.
en
Over the past few years the retail sector has reached special relevance in the Portuguese
economy being one of the few sectors that has been keeping constantly positive results,
despite world economic recession.
This study based on the comparison of three markets where Jerónimo Martins Group is
established, namely the Portuguese, the Polish and the Colombian markets. The comparison
take into account economic indicators from each one of these mentioned markets and their
competitors.
Moreover, because this study covers a period of great global recession, the measures
implemented to overcome this critical time are also presented.
Finally, the main conclusion is that the Polish market assumed a particular relevance in the
global context within Jerónimo Martins Group over the last few years. The group is still doing
further investments in order to achieve a greater worldwide projection.