Título
A experiência do turismo rural e a intenção de comportamento
Autor
Penedo, Sérgio
Resumo
pt
A exploração de espaços e atividades de turismo são um negócio e uma mais-valia para a manutenção do desenvolvimento das regiões. O tema eleito para esta dissertação de mestrado foi o desenvolvimento de um plano de negócio sendo o objetivo principal avaliar a viabilidade económica de um projeto de turismo em espaço rural, e seguidamente poder decidir com base em informação sustentada sobre a sua implementação.
Para alcançar o objetivo deste projeto, começou-se por realizar uma revisão bibliográfica sobre o estado da arte no turismo e sobre a experiência como ferramenta de marketing e alavanca económica com impacto na intenção de comportamento dos turistas. Foi igualmente realizada uma análise das tendências de futuro no turismo, das expectativas dos clientes no que respeita à experiência do turismo rural, e seguidamente a definição do posicionamento e segmentação da atividade a desenvolver. Para além da revisão da literatura, recolheram-se e analisaram-se dados de fontes secundárias e primárias, tais como: estatísticas de número de alojamentos, número de turistas na região e sazonalidade, origem dos turistas e taxas de ocupação, preços praticados e características dos alojamentos e serviços, inquéritos aos turistas, entre outras.
Verificou-se que a intenção de comportamento, na amostra estudada, é influenciada maioritariamente por duas categorias da experiência, nomeadamente estética e entretenimento, sendo proposto neste estudo um complemento com as componentes escapista e educacional para uma experiência mais completa e um nível de intenção de comportamento mais elevado.
Da análise de viabilidade económica conclui-se que o projeto em análise é economicamente viável, sendo que o valor criado é sensível sobretudo a variações na taxa de imposto sobre o rendimento e no prémio de risco para Portugal.
en
The exploration of tourism activities are a business and an asset to the maintenance of regional development. The theme chosen for this dissertation was to develop a business plan with the main objective to assess the economic viability of a project of rural tourism, and then be able to decide based on sustained information on its implementation.
To achieve the objective of this project, were first performed a literature review on the state of the art in tourism and the experience as a marketing tool and economic leverage to impact on behavior intention of tourists. Was also carried out an analysis of future trends in tourism, customer expectations with regard to the experience of rural tourism, and then defining the positioning and segmentation of the activity to develop. In addition to the literature review, were collected and analyzed data from secondary and primary sources, statistics such as number of accommodation, number of tourists in the region and seasonality, source of tourists and occupancy rates, prices and features of accommodation and services, a survey with tourists, among others.
It was found that the behavior intention, in our sample, is largely influenced by two specific categories of experience, aesthetic and entertainment, being proposed in this study the complement with the escapist and educational components for a more complete experience and a higher level of intention behavior.
The economic viability analysis concludes that the project in question is economically viable and the value created is particularly sensitive to variations in the rate of income tax and the risk premium for Portugal.