Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Cadeia de abastecimento no retalho eletrónico: o caso Amazon

Autor
Cavalheiro, Maria João Fael
Resumo
pt
A logística tem vindo a ser colocada como uma das questões-chave para o sucesso do Comércio Eletrónico (e-commerce). A inexistência de barreiras regionais ou temporais faz com que a internet se torne, cada vez mais, um meio privilegiado para comprar e vender produtos/serviços. No entanto, o seu maior problema prende-se com a restrição de locais de entrega, anulando a ideia de um comércio sem fronteiras. Dada a relevância do tema, pretende-se com esta dissertação efetuar um estudo sobre o panorama da distribuição logística e a influência que esta atividade vem exercendo sobre o comércio eletrónico, estudo que se processa através da análise da cadeia de abastecimento da maior retalhista de e-commerce: a Amazon. Este trabalho divide-se em duas partes distintas: Estudo de Caso e Nota Pedagógica. Inicialmente, procedeu-se a uma análise do mercado do comércio eletrónico e da situação atual da Amazon. Após esta análise, foi elaborada uma sinopse acerca dos aspetos mais relevantes no que respeita às cadeias de abastecimento, logística e comércio eletrónico no retalho, de forma a servir como guia formal para as propostas de resolução. Estes elementos foram extraídos de referências bibliográficas já existentes, com base numa pesquisa de natureza exploratória, utilizando uma abordagem qualitativa, sendo esta realizada, maioritariamente, em bases de dados e repositórios de bibliotecas. No final, foram realizadas e analisadas quatro questões com o objetivo de identificar, caracterizar e entender os fatores que contribuem para a obtenção de vantagens competitivas através das cadeias de abastecimento de forma a sustentar o negócio online.
en
Logistics has been placed as one of the key issues for successful Electronic Commerce (e-Commerce). The absence of regional or temporal barriers makes the Internet, more and more, an increasingly privileged mean to buy and sell products/services. However, the major problem relates to the restriction of delivery sites, nullifying the idea of a borderless trade. Given the relevance of this issue, it is intended with this dissertation to make a study of the panorama of logistics distribution and the influence that this activity is having on electronic commerce, a study that is processed through the analysis of the supply chain from the largest e-commerce retailer: Amazon. This work is divided into two distinct parts: Case Study and Pedagogical Note. Initially, it was elaborated a market analysis of e-commerce and the current status of Amazon. After this analysis, it was elaborated a synopsis of the most relevant aspects regarding supply chains, logistics and e-commerce in retail, in order to serve as a guide for formal motions. These elements were extracted from existing references, based on exploratory research, using a qualitative approach performed mostly in databases and repositories libraries. At the end, were performed and analyzed four questions aimed at identifying, characterizing and understanding the factors that contribute to achieving competitive advantages through supply chains in order to sustain the online business.

Data

11-abr-2014

Palavras-chave

Logística
Amazon
E-fullfilment
Logistics distribution
Comércio eletrónico -- E-commerce

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo