Título
O estado da arte do lobbying em Portugal na perspectiva da comunicação estratégica
Autor
Simão, João Duarte Borges Martins de Vasconcelos
Resumo
pt
A comunicação estratégica é uma função organizacional vital para a defesa e promoção de interesses de uma organização. Nesta investigação defende-se a actividade de "lobbying" como uma componente integrante da comunicação estratégica, com profissionais próprios, e legitimamente orientada para a defesa e representação de interesses.
Perante o panorama actual, em Portugal, de não-regulamentação da actividade, pretende-se perceber o que pensam representantes políticos, especialistas na temática, e profissionais de agências/consultoras de comunicação sobre o estado da arte do "lobbying" em Portugal, bem como possíveis vantagens e desvantagens da regulamentação da actividade.
en
Strategic communication is a vital organizational function for the defense and promotion of organization interests. In this dissertation lobbying is presented as a component of strategic communication, with legitimate professionals and specialists, and legitimately oriented towards the defense and representation of interests.
In Portugal the activity is non-regulated. This dissertation intends to understand what political representatives, experts in the field, and communication consultancies professionals think about the lobbying state of art in Portugal, as well as possible advantages and disadvantages of lobbying regulamentation.