Título
Developing and managing the artist´s career: the visual artist as entrepreneur
Autor
Petrides, Loizos
Resumo
pt
Este estudo investiga o impacto de processos do mercado (galerias, feiras, e leilões de arte) e
decisões curatoriais nas carreiras de artistas visuais. O estudo contribui para a literatura sobre o
empreendedorismo artístico, introduzindo o conceito de "business level entrepreneurship" e as
qualidades de proatividade, capacidade de gestão, e networking relacionadas com este conceito. O
contexto do estudo é o mundo artístico de Lisboa e a sua análise melhora a compreensão das
complexidades inerentes e as interações de artistas com outros agentes e processos no mundo de
arte. Esta análise contribui para a literatura adicionando ao paradigma global conhecimentos
obtidos através deste contexto artístico. Na revisão da literatura, uma abordagem multidisciplinar
é utilizada para analisar a complexidade do funcionamento do mercado de arte ocidental. Na parte
empírica, foram realizadas 28 entrevistas semiestruturadas com agentes do mundo artístico (14
artistas, 7 agentes do mercado e 7 institucionais) que foram analisadas seguindo as diretrizes da
análise temática. A visibilidade do trabalho do artista é o tema principal deste estudo, e os meios
para alcançá-la são a afiliação galerística do artista e a presença do seu trabalho em feiras e
instituições. Este estudo demonstra que o artista que possui qualidades empresariais pode
desenvolver uma carreira com mais visibilidade, reconhecimento, e sucesso no mercado. O estudo
tem implicações para a carreira artística e a sua internacionalização, e oferece recomendações de
pesquisa relacionadas com o conceito de "business level entrepreneurship".
en
This study researches the impact of market-based processes (galleries, art fairs, auctions), and
curatorial-led decisions on the career development of visual artists, including its
internationalization. The study contributes to the arts entrepreneurship literature by introducing
the concept of "business level entrepreneurship" and the qualities of proactiveness, managerial
capability, and networking associated with it. The context of the study is the Lisbon art world and
its examination enhances the understanding of the intricacies of the art world and the interactions
of artists with other art world agents and processes. It also expands the relevant literature aiming
to enrich the global paradigm by adding insight obtained from this art world. For the literature
review, a multi-disciplinary approach is used to reveal the complexity of the workings of the
western art market. For the research, 28 semi-structured interviews with art world agents (14 artists
and 14 market/institutional agents) were conducted and analyzed using thematic analysis.
Visibility for the artist’s work is the main theme, and the artist’s gallery affiliation, art fair
participation, and institutional presence, are means to achieve it. This research demonstrates that
the artist possessing entrepreneurial qualities at the business level can develop a career with more
visibility, recognition, and market success. The study has implications for artists and their careers,
provides recommendations for state policies for visual arts, and suggests research topics for further
developing the concept of "business level entrepreneurship".