Título
O impacto dos social media na experiência turística: um estudo cross country
Autor
Ladeira, Liliana da Silva
Resumo
pt
O sector do turismo é uma das atividades que mais contribui para a economia de vários países do
mundo, dos quais Portugal e também a Alemanha não são exceção. No caso da Alemanha, este
sector chega mesmo a proporcionar mais postos de trabalho do que a própria indústria automóvel
alemã.
Com a constante evolução das novas tecnologias e o facilitismo ao acesso de informação, o sector
do turismo teve e terá que enfrentar grandes mudanças a nível da estratégia de comunicação de
marketing para continuar a ser um dos sectores mais quentes da balança económica.
Cada vez mais, o consumidor tem acesso a um maior número de produtos e serviços, assim como
um maior número de ferramentas para aceder a informações acerca dos mesmos. Deste modo,
facilmente consegue comparar produtos e serviços entre si e tomar a melhor decisão de compra
sem grande esforço. Uma das ferramentas que tem ajudado o consumidor nesta tarefa é
precisamente os social media. Estas aplicações tem vindo a mostrar se cada vez mais presente na
vida do consumidor e como consequência inevitável, também no mundo das marcas. O desafio
agora está na questão de como as marcas poderão tirar o melhor proveito a seu favor, destas
ferramentas.
Nesta dissertação procuro focar-me essencialmente no estudo de duas culturas distintas,
nomeadamente a cultura portuguesa e a germânica. Para ser ainda mais específica, apenas darei
especial atenção à população mais jovem pertencente a ambas as culturas (Geração Y), tendo em
conta a sua familiaridade com as novas tecnologias. Trata-se assim dum estudo cross coutry que
procura identificar as diferenças existentes entre culturas quando as mesmas recorrem aos social
media para fins turísticos.
Um dos objetivos que se pretende com esta dissertação é a identificação do papel dos social media
em cada uma das fases de experiência turística: antes, durante e após a viagem. Interessa verificar
se existem diferenças neste aspeto entre as duas culturas em estudo. Outro objetivo de grande
importância prende-se com o nível de confiança que ambas as culturas depositam nos social media,
e identificar se existem diferenças entre elas.
Para conseguir dar resposta a estes objetivos, foi desenvolvido um estudo quantitativo, assumido
a forma de inquérito online que foi divulgado em diversos social media sites
en
The tourism industry is one of many which mainly contribute to the economy of several countries
in the world, from which Portugal and Germany are no exception. In Germany’s case, the tourism
sector is responsible for more working places than even the German car industry.
Due to the fact that the new technologies are constantly changing and the ease of access for the
consumer to reach information he/she needs, the tourism industry has and will have to face new
challenges in its marketing strategy, in order to keep being one of the hottest industries in the
market.
The consumer has been empowered, by access to a new and wide range of products and services,
as well as an increasing number of tools that makes his/her decision easier. This way, people can
easily compare products and services in order to take the best purchasing decision. One of the
already mentioned tools that help the consumer in its decision are the social media sites. These
applications have been more and more present in the consumer’s life. Therefore they also have to
be a present in the brand’s strategy. The challenge now is how the brands should use these tools
on their behalf.
During this master thesis, I will have special focus on two distinct cultures, namely the Portuguese
culture and the German one. To be more specific I will only study the youngest generation of these
two, so distinctive cultures (Generation Y), because of their familiarity with the new technologies.
In this sequence, the thesis is about a cross country study where I want to identify the differences
between both cultures when they use the social media sites for travel purposes.
One of the main goals of this master thesis is the identification of the role of the social media in
each of the travel phases: before, during and after the actual trip. I want to verify if there are
differences in the way these two cultures access and use the social media sites during their travel
routine.
A quantitative study was developed in order to reach these goals. An online questionnaire was
performed and shared through several social media sites I was familiar with.