Título
Competency profiling for product managers
Autor
Fernandes, Mariana Franco
Resumo
pt
Embora a importância do cargo de gestor de produto no sector empresarial seja
reconhecida e bastante documentada na literatura (Gorchels, 2003; Haines, 2009;
McNaughtan, 2013), existe ainda alguma ambiguidade em relação à função e às
responsabilidades da profissão, bem como aos fatores que geram um desempenho
eficaz. Adicionalmente, sendo a gestão de produto uma ocupação com
aproximadamente 86 anos, carece ainda de referência na base de dados ocupacional
americana (O*NET). Além disso, não está ainda desenvolvida uma fonte de
conhecimento completa e estruturada que agregue toda a compreensão atual da
profissão e existe somente um pequeno número de cursos disponíveis aptos para
prepararem os gestores de produto para o seu futuro. Por estes motivos, é importante
que se trace um perfil de competências para o gestor de produto, de forma a ajudar
tanto as empresas nos seus processos de recrutamento, como os próprios profissionais
que procuram progredir na carreira.
Para alcançar os objetivos propostos foi criada uma matriz de competências baseada
fundamentalmente em duas autoras que têm publicado frequentemente sobre o tema
(Linda Gorchels e Zuzana Wroblowská) e no Modelo Arquitectónico de Roe (Bartram
& Roe, 2005). Posteriormente foram aplicados questionários a gestores de produto de
variadas áreas. Os resultados são discutidos à luz da literatura e de acordo com os
objetivos propostos.
en
Although the product manager’s role in the corporate sector is considered highly
important and approached in literature (Gorchels, 2003; Haines, 2009; McNaughtan,
2013), there is still considerable ambiguity when we refer to the role and
responsibilities of product managers and the factors that drive effective performance.
Also, besides being an occupation with approximately 86 years old, there’s still no
reference of product management in the U.S. Occupational Information Network
(O*NET) data-base. Additionally, a strong and organized source of knowledge
available to the product management practitioner is lacking and the number of
academic courses to prepare product managers is still small. For the reasons stated
above, it is important to build a product manager’s competency profile in order to help
both companies in their recruitment processes and professionals who want to progress
in their career.
With the view of achieving the proposed goals, we developed a competence matrix
based fundamentally on two authors that have recurrently published about the topic
(Linda Gorchels e Zuzana Wroblowská) and on Roe’s architectonic model (Bartram &
Roe, 2005). Afterwards, a survey has been conducted with product managers from
various areas. Results are discussed at the light of theory and according to the
proposed goals of this work.