Título
Criar-te: criatividade ao longo da vida: um projeto de educação não formal
Autor
Cid, Joana Maria Pinto Leite Varela
Resumo
pt
Este Trabalho de Projeto insere-se no âmbito do Mestrado em Educação e Sociedade, do
ISCTE-IUL, e pretende ser uma proposta, devidamente justificada, de uma oferta de
educação não formal que promova e incentive a criatividade.
Através da metodologia de projeto, este formato empreende as dinâmicas da aprendizagem
experiencial e procura servir de ponto de partida para a vivência da criatividade ao longo da
vida. Desenha-se, assim, uma oferta educativa centrada no indivíduo que, pretende
demonstrar o carácter adaptável e ilimitado de criatividade em todas as vidas.
Os dados recolhidos no diagnóstico, realizado com recurso a uma metodologia mista com
técnicas quantitativas e qualitativas, permitem compreender que as instituições e os
indivíduos inquiridos entendem o seu investimento na competência da criatividade numa
proporção maior do que na realidade o é; e que a criatividade e as competências criativas
estão pouco presentes nas aprendizagens ao longo da vida. Na realidade os dados dão a
entender que a criatividade é do domínio da educação formal e, na maioria das vezes,
destinada à faixa etária da infância.
Existe uma lacuna de criatividade no domínio da educação não formal e o presente Trabalho
de Projeto pretende representar uma solução. Assim, o projeto CRIAR-TE propõe um ciclo
de sessões previamente estruturadas que tencionam originar contextos de aprendizagem
participados, interculturais, intergeracionais e interdisciplinares.
en
This Project Work falls within the scope of the Masters in Education and Society, from
ISCTE-IUL, and aims to be a proposal, duly justified, for a non-formal education offer that
promotes and encourages creativity.
Through the project methodology, this format takes on the dynamics of experiential learning
and seeks to serve as a starting point for the experience of creativity throughout life. Thus, an
educational offer is designed to be centered on the individual, who intends to demonstrate
the adaptable and unlimited character of creativity in all lives.
The data collected in the diagnosis, carried out by using a mixed methodology with
quantitative and qualitative techniques, allow us to understand that the surveyed institutions
and individuals understand their investment in the competence of creativity in a greater
proportion than in reality; and that creativity and creative skills are rarely present in lifelong
learning. In reality, the data suggest that creativity is in the domain of formal education and
most of the time it is aimed at the childhood age group.
There is a creativity gap in the field of non-formal education and this Project Work aims to
represent a solution. Thus, the CRIAR-TE project proposes a cycle of previously structured
sessions that seek to originate participatory, intercultural, intergenerational and
interdisciplinary learning contexts.