Título
Siga o coelho branco: revelações da matrix fotográfica
Autor
Duque, Janine Calais
Resumo
pt
Ao longo do presente trabalho analisa-se o signo fotográfico por uma perspectiva histórica e
cultural desde a sua invenção, passando pelas suas transformações como signo até o recente cenário de
maior democratização da produção fotográfica.
Ao utilizarmos a metodologia semiótica de Charles Peirce direcionada à análise de imagens,
procuramos os significados presentes nas representações fotográficas dos seus mais recentes
produtores: os usuários da rede mundial de computadores, em particular das redes sociais.
Através de uma contextualização do cenário atual que envolve o uso da tecnologia informática e
das características da comunicação em rede, buscamos pontuar algumas transformações nas dinâmicas
da comunicação em rede assim como algumas transformações no seu usuário. O objetivo é
conseguirmos efetuar através do corpo de imagens fotográficas analisadas semioticamente, uma
interpretação da cultura contemporânea.
en
Throughout this dissertation we analyze the photographic sign from a historical and cultural
perspective since it’s invention, going through it’s changes as a sign until the recent scenario of
democratization in photographic production. By using semiotic methodology of Charles Peirce and
directed to image analysis, we seek the meanings presented in the photographic representations of
their latest producers: users of the internet, particularly social media networks.
Through the context of the current scenario, involving the use of computer technology and the
features of the networks communication, we seek to point out some changes in network
communication dynamics, as well as some changes in it’s users. The goal is to use the body of images
analyzed semiotically, to make an interpretation of contemporary culture.