Teses e dissertações

Mestrado
Estudos e Gestão da Cultura
Título

Os sentidos nos museus: acessibilidade para o público cego

Autor
Henriques, Rita Maria Vigário
Resumo
pt
As pessoas com deficiência visual vivem diariamente num desafio para ultrapassar as barreiras físicas e sociais que fazem parte do mundo em que vivemos, numa sociedade pensada para a população normovisual. Para além das necessidades básicas do quotidiano, as pessoas com deficiência têm direito à educação, à cultura e ao lazer, bem como desejos e interesses que muitas vezes acabam por ficar esquecidos até mesmo por elas. Ao não serem disponibilizados meios de acessibilidade nos espaços públicos ou, neste caso específico, nos espaços culturais, estamos a excluir estas pessoas da fruição do seu conteúdo e do usufruto dos seus direitos, levando a que se recolham nas suas zonas de conforto por considerarem que a sociedade não está preparada para as receber. A deficiência e o estigma que lhe está associado são temas introdutórios para o presente trabalho que pretende abordar a inclusão social e o papel dos espaços culturais na sua abertura a todos os cidadãos. Para compreender de que forma pode ser trabalhada a acessibilidade foi realizado um acompanhamento do trabalho de uma associação que promove o acesso à cultura. Numa aproximação à realidade da cegueira, estabeleceu-se contacto com pessoas cegas e de baixa visão para conhecer as suas perspetivas e expetativas em relação à pratica de atividades culturais. Tentando sempre uma abordagem do ponto de vista do deficiente visual, realizou-se ainda uma análise de estudos de caso em três museus onde foram observados os métodos utilizados para transmissão do discurso museológico ao visitante cego.
en
People with visual impairment live a daily challenge to overcome physical and social barriers that are part of the world where we live, in a society thought to the sighted population. In addition to the basic daily needs, people with disabilities are entitled to education, culture and leisure, as well as desires and interests that often end up being forgotten even by them. By not being available accessibility means in public spaces or, in this particular case, in cultural centers, we exclude these people from the enjoyment of their content and the enjoyment of their rights and so they prefer to gather in their comfort zones in the belief that society is not prepared to receive them. The disability and stigma associated with it are introductory subjects for this study that aims to address social inclusion and the role of cultural spaces in its openness to all citizens. To understand how accessibility can be worked it was conducted a monitoring of the work of an association that promotes access to culture. As an approach to the reality of blindness, it was established contact with blind an low vision people to know their perspectives and expectations in relation to the practice of cultural activities. Always trying an approach from the perspective of the visual impaired, there was also a case study analysis in three museums where the methods used for transmission of museological speech to blind visitors were observed.

Data

10-mar-2016

Palavras-chave

Cultura
Culture
Comunicação
Communication
Museums
Inclusão social
Social inclusion
Museu
Deficiência
Disability
Acessibilidade
Accessibility
Interpretação
Interpretation
Cegueira
Blindness

Acesso

Acesso livre

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