Título
Perceção dos profissionais de intervenção precoce na infância acerca das práticas ideais no contexto português: modelo colaborativo ou especialista?
Autor
Ferreira, Ana Raquel Pires
Resumo
pt
O presente estudo tem como objetivo analisar a perceção dos profissionais de Intervenção
Precoce na Infância (IPI) acerca das práticas ideais, se estas práticas refletem um modelo de
trabalho colaborativo ou especialista, assim como se a sua perceção, com base no modelo de
trabalho colaborativo ou especialista, difere de acordo com o grupo profissional a que
pertencem. Desta forma, foram inquiridos 599 profissionais de IPI sobre qual a melhor forma
de resolver sete dilemas baseados em situações frequentes com que se deparam no seu dia-adia. Foi realizada de uma análise de conteúdo, tendo sido definidas categorias e subcategorias
divididas em quatro dimensões, nomeadamente: Avaliação, composta por três categorias e 13
subcategorias; Planeamento da Intervenção, composta por três categorias e seis subcategorias;
Intervenção com nove categorias e 23 subcategorias, e Irrelevante. Os resultados sugerem que
a perceção dos profissionais de IPI relativamente às práticas ideais nesta área ainda estão longe
das práticas, nacional e internacionalmente, reconhecidas como tal, que os profissionais de IPI
ainda atuam, essencialmente, no modelo de trabalho especialista e que a perceção destes, com
base no modelo de trabalho colaborativo ou especialista, não varia de acordo com o grupo
profissional a que pertencem.
en
The present study aims to analyze the perception of Early Childhood Intervention
professionals about the ideal practices, if these practices reflect a collaborative or specialist
working model, as well as if the perception, based in a collaborative or specialist working
model, differs concerning the professional groups they belong to. To do this, 599 ECI
professionals were inquired on the best way of solving seven different dilemmas based in
frequent situations they face on a daily basis. A content analysis was performed, having defined
categories and subcategories divided into four dimensions, namely: Assessment, composed of
three categories and 13 subcategories; Intervention Planning, consisting of three categories and
six subcategories; Intervention with nine categories and 23 subcategories, and Irrelevant. The
results suggest that the perception of the ECI professionals relatively to the ideal practices in
this area is still far from the practices national and internationally recognized as such, that the
ECI professionals act accordingly to the specialist working model and that the perception of
these professionals, based in the both working models, do not differs concerning the
professional group they belong to.