Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Título

Discrepância entre práticas típicas e ideais em intervenção precoce na infância: perceção dos profissionais das equipas locais de intervenção em Portugal

Autor
Martins, Tânia Isabel Ribeiro
Resumo
pt
A investigação realizada no âmbito da Intervenção Precoce na Infância (IPI) tem alertado para a discrepância significativa entre as práticas que os profissionais implementam e as que são recomendadas em IPI, muito embora estes considerem conhecer as práticas recomendadas. O objetivo do presente estudo visa analisar os fatores mais utilizados para justificar a discrepância entre práticas, por parte dos profissionais que integram as equipas locais de intervenção a nível nacional, contando-se com a participação de 569 profissionais de IPI de 78 equipas locais de intervenção. Com vista à realização de uma análise de conteúdo, definiram-se categorias e subcategorias integradas em três domínios, nomeadamente, Fatores extrínsecos, Fatores intrínsecos e Irrelevante. Para complementar esta análise, tentou ainda perceber-se se a frequência de reuniões de equipa, a frequência de supervisão, o facto de os profissionais de IPI trabalharem a tempo inteiro ou parcial e o grupo profissional em que se inserem estão relacionados com os fatores que justificam a discrepância entre práticas típicas e práticas ideais. A maioria dos profissionais de IPI justificam a discrepância entre práticas típicas e ideais com base em fatores extrínsecos e os resultados parecem evidenciar que não existem diferenças entre os fatores justificativos dentro das variáveis analisadas.
en
The investigation accomplished in the field of the Early Childhood Intervention (ECI) has alerted for the significant discrepancy among the practices the professionals implement and the ones that are recommended in ECI, although these professionals assume to know the recommended practices. The aim of this study seeks to analyze the main factors used to justify the discrepancy among practices concerning the professionals that belong to the local intervention teams in a national level, counting with the participation of 569 professionals of ECI from 78 local intervention teams. To perform a content analysis there were created categories and subcategories in three domains, namely, Extrinsic Factors, Intrinsic Factors and Irrelevant. To complement this analysis, it was also verified if the frequency of team meetings, the supervision frequency, the fact of ECI professionals work full- or part-time, and the professional group they belong to, are related with the factors that justify the discrepancy between typical practices and ideal practices. The majority of ECI professionals tend to justify the discrepancy between typical practices and ideal ones based upon extrinsic factors and the results seemed to show that there was no difference between the claimed justifying factors within the analyzed variables.

Data

27-dez-2017

Palavras-chave

Psicologia comunitária
Trabalho de projeto
Proteção da infância
Intervenção precoce
Early childhood intervention
Professionals’ perception
Discrepancy between practices
Justifying factors

Acesso

Acesso livre

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