Título
Marketing turístico na saúde: oferta hoteleira na cidade de Coimbra: estudo de caso
Autor
Silva, Ana José Crispim Conceição
Resumo
pt
O turismo é um importante potenciador de crescimento económico, que auxiliado pelo marketing poderá atuar na sustentabilidade do destino tornando-se deste modo uma atividade central numa determinada região, pois consegue gerar vantagens competitivas.
A investigação pretende proporcionar uma visão estratégica acerca das perspetivas e oportunidades do desenvolvimento de ofertas turísticas, sendo que estas deverão atingir padrões de maior qualidade de serviço e ajustar-se melhor aos produtos turísticos de vocação estratégica regional nas áreas em que se localizam, contribuindo assim para a valorização dos produtos turísticos existentes no destino turístico.
O foco central do presente estudo é o segmento do turismo de saúde, em que a motivação principal é o recuperar o bem-estar físico e psíquico. O segmento turístico referido engloba duas subcategorias: turismo de médico e o turismo de bem-estar. A metodologia adotada assenta no paradigma interpretativo do destino turístico de Coimbra, com principal incidência nas oportunidades de desenvolvimento de um projeto turístico/hoteleiro para o segmento do turismo de saúde. Consumada a opção de análise do turismo de Coimbra, para uma investigação mais completa e adaptada ao estudo de caso, foram realizadas entrevistas a diversos agentes económicos e turísticos.
Concluiu-se que a criação de uma unidade hoteleira vocacionada para o turismo de saúde permitirá acrescentar valor à oferta atual de mercado a nível nacional e colmatar uma lacuna de mercado no cluster turístico da cidade de Coimbra.
Por fim são reveladas as limitações à investigação desenvolvida e identificadas oportunidades de investigação futura.
en
Tourism is an important enhancer of economic growth, aided by marketing that may act on the sustainability of target thereby becoming a central activity in a particular region, because it can generate competitive advantages.
The research aims to provide a strategic vision about the perspectives and opportunities for development of tourist offers and these ones should achieve higher quality of service and adjust better to the tourism products of regional strategic vocation in the areas where they are located, contributing to the enhancement of existing tourism products in the tourist destination.
The central focus of this study is the segment of health tourism, where the main motivation is to recover the physical and mental well-being. The tourism segment includes two subcategories: medical tourism and wellness tourism. The methodology adopted is based on the interpretive paradigm of Coimbra, a tourist destination, with a focus on opportunities for development of a tourist / hotel project for the segment of health tourism. Performed the option analysis of Coimbra tourism, it have been conducted interviews with various economic and tourist agents, for a more complete and adapted to the case study research.
It was concluded that the creation of a hotel unit dedicated to health tourism will add value to current market supply nationally and fill a market gap in the tourism cluster in the city of Coimbra.
Finally there are revealed some limitations to the research carried out and identified opportunities for future research.