Título
Opiniões "sem rosto": o comentário anónimo e construção da opinião pública
Autor
Penaforte, Pandora Gonçalves de Porto Guimarães
Resumo
pt
As caixas de comentários dos jornais online estão a mudar. As novas tecnologias acarretam promessas,
por vezes utópicas, que fomentam a ilusão de um espaço público virtual, democrático e de acesso
global. Mas a Europa tem-se mostrado preocupada com os níveis de literacia mediática que afetam a
forma como as pessoas se relacionam com os media e participam em debates. É possível verificar que
vários utilizadores de plataformas digitais fazem uso do anonimato ou de identidades fictícias (uso de
pseudónimos, por exemplo) para expressarem a sua opinião. Mas, sendo uma opinião escondida atrás
da máscara do anonimato, quem diz o quê? E a quem? Contribuirão os comentários anónimos para a
construção de uma opinião pública ou serão apenas um produto resultante da utilização de espaços
online para desabafo pessoal?
Existindo, à escala global, uma tendência dos jornais para dificultar cada vez mais, ou até
proibir, os comentários anónimos, este trabalho propõe analisar de forma quantitativa e qualitativa o
debate produzido nas caixas de comentários de quatro jornais portugueses com diferentes normas de
publicação, bem como as dinâmicas produzidas entre utilizadores, tentando perceber se existem
diferenças entre comentadores identificados e anónimos. Para o efeito, selecionou-se uma notícia de
cada jornal sobre a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte americanas.
en
Newspaper comment boxes are changing. New technologies bring promises, sometimes utopian, that
foster the illusion of a virtual, democratic and globally accessible public space. But Europe has been
concerned about the levels of media literacy that affect the way people relate to the media and
participate in debates. You can verify that multiple users of digital platforms make use of anonymity
or fictitious identities (eg. pseudonyms) to express their opinion. But being an opinion hidden behind
the mask of anonymity, who says what? And to whom? Will anonymous comments contribute to the
building of public opinion, or will they only be a product resulting from the use of online spaces for
personal outreach?
There is, on a global scale, a tendency of newspapers to make it increasingly difficult or even
to prohibit anonymous comments. This paper proposes to analyze in a quantitative and qualitative way
the debate produced in the comment boxes of four portuguese newspapers with different publication
standards, as well as the dynamics produced between users, trying to understand if there are
differences between identified and anonymous commentators. For that purpose, a newspaper report
was selected - Trump's victory in the US presidential election.