Título
Facebook e jornalismo: a interatividade na fanpage do Facebook do jornal Público nas notícias sobre Educação
Autor
Fernandes, Joana Batista
Resumo
pt
O surgimento da internet e das redes sociais virtuais veio facilitar a comunicação entre
empresas jornalísticas e consumidores. A interação que as redes sociais online (como o
Facebook) oferecem transmite aos leitores uma sensação de proximidade e participação nos
conteúdos noticiosos.
Posto isto, a presente dissertação tem como propósito fazer um estudo de caso do Facebook
do jornal Público, analisando as publicações debruçadas sobre a temática da Educação e Ensino,
durante o período relativo a uma semana do mês de dezembro de 2016. Esta análise terá como
objetivo elucidar a quantidade de comentários por parte dos leitores, bem como outras reações,
questões relativas ao número de posts sobre Educação feitos no prazo estipulado e se existe
algum tipo de filtragem da opinião do público por parte da empresa jornalística.
en
The internet and virtual social networks have completely transformed journalism and
communication. Virtual social networks like Facebook are interactive, which gives readers the
feeling of proximity and free participation in media contents.
That being said, this dissertation aims to analyse the specific case of the Portuguese newspaper
Público’s Facebook and its posts about Education during a chosen week of December 2016.
This analysis will not only aim to study the amount of readers’ comments but also other
reactions, aspects about the number of posts dedicated to Education and if there is any control
or limit to the public opinion made by this media company.