Título
Relações entre educadores e crianças ciganas em contexto escolar
Autor
Costa, Raquel Camila Borges
Resumo
pt
Podemos encontrar comunidades ciganas espalhadas pelas aldeias, vilas e cidades ao
longo de todo o país. Estas comunidades estão repletas de crianças que desde cedo
acompanham os seus familiares nas tradições e costumes da etnia cigana. O objetivo desta
dissertação é perceber se as crianças ciganas são discriminadas negativamente pelos
educadores e sendo, de que forma o são numa instituição que deve servir em igual paridade
todas as comunidades que acolhe. Para responder a todas estas questões, a minha recolha
de dados centrou-se em três métodos: numa primeira fase, a observação flutuante, numa
segunda fase, a observação apoiada em grelha e os focus group. De acordo com os dados
recolhidos é possível afirmar existirem ténues indícios de um comportamento diferenciado
em prejuízo das crianças ciganas, por parte dos professores, contudo estes elementos não
são suficientemente fortes para podermos afirmar existir uma discriminação negativa.
Quanto aos funcionários, estes apresentam evidências claras de um comportamento
diferenciado pela negativa para com as crianças ciganas. Entre outros comportamentos,
apresentam interações pouco interventivas para protegerem as crianças ciganas, o contrário
se passa relativamente às crianças não-ciganas
en
We can find gypsy communities scattered throughout villages, towns and cities all over the
country. These communities are full of children who accompany their families early in the
traditions and customs of the gypsy ethnic group. The aim of this dissertation is to
understand if gypsy children are discriminated negatively by their educators and, in what
way, they are in an institution that should serve in equal parity all the communities it hosts.
To answer all of these questions, my data collection focused on three methods: first, the
floating observation, and in a second phase the grid-supported observation and focus group.
According to the data collected it is possible to affirm that there are tenuous indications of a
different behavior to the detriment of gypsy children by teachers. However, these elements
are not strong enough to be able to affirm that there is a negative discrimination. As for
school officials, they present one clear evidence of a behavior differentiated by the negative
towards the gypsy children. Among other behaviors, they present little intervention
interactions to protect gypsy children, the opposite is true for non-gypsy children.