Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos
Título

A Portuguese bank and the job demands-resources model: shedding light on regional differences through a mixed-methods approach

Autor
Oliveira, Ana Miguel Peças de
Resumo
pt
O modelo Job Demands-Resources descreve as relações entre características de trabalho e efeitos, propondo um processo de health impairment e um processo motivacional. Este trabalho expande a investigação já desenvolvida sobre este flexível modelo através de uma abordagem mista num banco privado português e pelo teste de hipóteses regional. O estudo 1 consistiu em vinte e cinco entrevistas no Alentejo que permitiram a identificação de novas exigências e recursos relacionadas com contactos com clientes e sigilo bancário. No estudo 2, foram aplicados questionários a nível nacional (N=476), de forma a confirmar se as descobertas no Alentejo se verificam em todo o país. Foram testadas nove hipóteses para investigar o papel mediador da satisfação profissional e o papel moderador do sigilo bancário, apoio dos colegas e apoio dos supervisores no stress e dificuldades em dormir. Os resultados mostram que a satisfação profissional medeia as relações entre objetivos de desempenho e contactos positivos com os clientes e o stress, e o sigilo bancário modera a relação entre o mau comportamento dos clientes e o stress. Os resultados sugerem ainda que tanto o apoio dos colegas como dos supervisores moderam o impacto dos objetivos de desempenho no stress e dificuldades em dormir, e que o apoio dos supervisores modera também o impacto dos contactos dos clientes depois do trabalho no stress. O papel moderador de ambos os tipos de apoio na relação entre o mau comportamento dos clientes e o stress não foi confirmado, assim como o apoio dos colegas enquanto moderador da relação entre os contactos com clientes depois do trabalho e o stress e as dificuldades em dormir. São discutidas as implicações práticas e limitações, e são oferecidas possibilidades futuras de investigação.
en
The Job Demands-Resources model describes the relations between work characteristics and outcomes, proposing a health impairment process and a motivational process. This work expands upon previous research on this flexible model by using a mixed-methods approach within one Portuguese private bank, and by testing hypotheses regionally. Study 1 consisted of twenty-five interviews conducted in Alentejo that allowed the identification of new job demands and resources related to customer contacts and bank secrecy. In study 2, questionnaires were applied on a national level (N=476), in order to confirm if the findings in Alentejo occurred throughout the country. Nine hypotheses were tested to investigate the mediating role of professional satisfaction, and the moderating role of bank secrecy, support from colleagues and support from supervisors on stress and sleeping difficulties. Results show that professional satisfaction mediates the relationships between performance goals and positive customer contacts on stress, and bank secrecy moderates the relation between customers’ misbehavior and stress. The results further suggest that both support from colleagues and supervisors moderate performance goal impacts on stress and sleeping difficulties, and support from supervisors moderates the impact of customer contacts after work on stress as well. The hypothesized moderating role of both kinds of support on the relation between customers’ misbehavior and stress was not supported, as well as support from colleagues as a moderator of the relation between customer contacts after work and stress and sleeping difficulties. Practical implications and limitations are discussed, and future research possibilities are offered.

Data

19-fev-2018

Palavras-chave

Portugal
Gestão de recursos humanos
Satisfação no trabalho
Indicadores de desempenho
Clima organizacional
Mixed-methods
Gestão do stress
Sector bancário
Banking sector
Job demands-resources model

Acesso

Acesso livre

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