Título
Competencies management in the banking sector in Angola
Autor
Sousa, Zélia Maritsan da Silva e
Resumo
pt
As competências ocupam um lugar central na definição de políticas e práticas de
gestão de recursos humanos e integram metodologias de gestão modernas para
desenvolver capacidades organizacionais; o ambiente profissional, e as necessidades
motivacionais dos colaborados.
Como as competências são um ativo estratégico para o setor bancário e têm sido
insuficientemente investigadas em Angola, este estudo propõe-se avaliar as competências
bancárias neste contexto.
Com uma amostra de 130 colaboradores de diferentes instituições bancárias em
Angola, recolhemos dados com um questionário administrado pessoalmente para
descrever a situação profissional e as prescrições individuais de competências necessárias
para desempenhar as suas funções. Essas competências foram construídas a partir da
literatura existente e do modelo de Suleman (2007).
Os dados foram sujeitos a análise fatorial para verificar a validade bem como a testes
de fiabilidade. Foi encontrada uma solução válida, cujo agrupamento de competências
converge com a literatura. As famílias de competências agregam-se em torno das
competências sociais, de conformidade, de aprendizagem (cognitivas), analíticas
(cognitivas) e comerciais, por ordem descendente de importância. Estes resultados podem
constituir uma matriz útil para alinhar a gestão de competências no setor bancário em
Angola.
en
Competencies are a key issue in setting policies and practices associated with the
managing in human resources and matches modern managing methodology requirements
to develop organizational capabilities; the professional environment and motivational
needs of commited employees.
As competencies are a strategic asset for the banking sector and has been underresearch in Angola, this study intends to profile banking competencies in this context.
With a sample 130 employees from different banking institutions in Angola, we
collected data with a personally administered questionnaire to depict the professional
situation and individual prescriptions of competencies required to perform their functions.
These competencies were built from extant literature and Suleman’s (2007) model.
Data was factor analyzed to check validity and also reliability requirements. A valid
solution was found, that aggregated competencies in line with literature. The sets of
competencies aggregate around social, compliance, learning (cognitive), analytical
(cognitive), and commercial competencies, by rank of importance. These findings can
provide a useful matrix to align competencies management in banking sector in Angola.