Título
Construir cidade: explorar as técnicas de Jan Gehl na apropriação do espaço público no Carregado. Mercado e habitação no Carregado
Autor
Gabão, Diana Borges
Resumo
pt
O crescimento dos centros urbanos tem promovido o desaparecimento da escala humana. O
espaço público torna-se numa tela direcionada para os carros e inabitada pelas pessoas. Um exemplo
desta realidade é o Carregado em Alenquer, composto por bairros dormitório, atravessado por vias
rápidas que ligam Portugal às empresas de logística que existem no região. O centro é dominado pelo
carro, o espaço público é praticamente inexistente e os serviços que poderiam gerar alguma vivência,
foram transferidos para a periferia, isolando o centro urbano.
Para dar resposta a estas questões os arquitetos e urbanistas têm investigado metodologias
alternativas de análise e desenho de propostas para os centros urbanos Um exemplo paradigmático
no estudo de novas soluções é Jan Gehl, que dedicou a sua vida profissional a criar e adaptar técnicas
e ferramentas para se estudar o espaço público e a forma como as pessoas interagem com o mesmo.
O desafio lançado na vertente de Projeto Final de Arquitetura (PFA), serviu de argumento para
analisar as técnicas aplicadas por Jan Gehl, nos seus estudos e projetos de espaço público. O estudo
desenvolvido na vertente teórica sustenta em parte as decisões de desenho projetual para o carregado.
Neste sentido, o presente estudo demonstra como as técnicas de Jan Gehl podem ser aplicadas na
metodologia de projeto arquitetónico de forma a melhorar a qualidade dos espaços públicos urbanos.
en
The growth of the urban centres have been promoting the human scale disappearance. The
public space becomes a canvas, focused on the cars and inhabited by people. An exemple of this reality
is Carregado, in Alenquer, characterized by (dorm hoods), crossed by many speedways that connect
Portugal to the local existing logistics enterprizes. The centre is dominated by cars, the public space
is practicly unexistent and the services that could generate some liveliness have been trasferred to the
periphery, therefore isolating the urban centre.
To provide an answer to these questions, the architects and urban planners have been researching
methodologies and alternatives for the analysis and design proposals for the urban centres. A paradigmatic
exemple in the study of new solutions is Jan Gehl, who dedicated his professional life to creating and
adapting techniques and tools for studying the public space as well as the ways people interact with it.
The challenge given in the course of Final Project of Architecture (FPA) has served the purpose of
analyzing the techniques applied by Jan Gehl on his studies and projects about the public space. The
study developed in the theoretical strand, partially sustains the decisions made in the projected design
for Carregado.
In this sense, the presente study demonstrates how Jan Gehl’s techniques may be applied in the
methodology of the architectonic design in order to improve the quality of the urban public spaces.