Título
Sentiment analysis in retail: The case of Parfois facebook page
Autor
Teixeira, António José dos Santos
Resumo
pt
A maneira como os consumidores interagem com as marcas está a mudar, e no retalho
não é diferente. Com o aumento do uso da internet e com todas as redes sociais que interagimos,
as redes sociais ganham mais relevância e importância. Esta pesquisa extraiu 1.845 posts, 8.256
comentários e mais de 500.000 reações da página de Facebook da Parfois. Os comentários
foram traduzidos para o inglês devido ao fato de haver comentários feitos em várias línguas
diferentes, modelados e finalmente feita a análise de sentimentos. Esta análise foi feita em
relação às datas das publicações, os motivos do post, os produtos associados ao post.
Foram utilizados algoritmos de árvores de decisão para prever sentimentos para que se
possa prever o sentimento ao fazer um novo post.
Com a analise de sentimentos das redes sociais, a Parfois pode entender melhor a sua
própria marca, desde o departamento de marketing até ao departamento de compras ou mesmo
o departamento de design. Usar a análise de sentimentos das redes sociais junto com o Business
Intelligence organizacional, pode ajudar os decisores da Parfois a ganhar vantagem competitiva
em relação aos concorrentes ou mesmo a melhorar seus produtos.
en
The way that consumers are interacting with brands is changing, and in Retail it is no
different. With the growth of internet usage and with all the social networks that we interact
with, social media is gaining more and more relevance and importance. This research extracted
1.845 posts, 8.256 comments and more than 500.000 reactions from Parfois Facebook page.
The comments were translated to English due to having comments made in several different
languages, modelled and finally made the sentiment analysis. This analysis was made
concerning the post dates, the reasons of the post and the products associated in the post.
It was used decision tree algorithms to predict sentiments, so it can be predicted the
sentiment when making a new post.
With the Sentiment Analysis from Social Media, Parfois can gain understanding about
their own brand, from the marketing department through to the buying or even design
departments. Using Social Media analysis together with Business Intelligence, can help Parfois
decision makers gain competitive advantage regarding their competitors or even improve their
products.