Título
Entre as TIC e as crianças na era digital: um olhar aproximado ao seu processo de aprendizagem formal
Autor
Fragoso, Madalena San-Payo
Resumo
pt
A relação entre as tecnologias de informação e comunicação (TIC) e as crianças,
no contexto de sala de aula, encontra aqui um espaço de análise. Diante de uma era digital
e de uma sociedade contemporânea que exige determinadas competências essências para
se ser bem-sucedido, será o processo de aprendizagem formal dos alunos adequado às
atuais circunstâncias e às suas necessidades de integração e adaptação a esta realidade?
No âmbito do Projeto E.M.A, integrado no "Programa Gulbenkian Qualificação
das Novas Gerações" da Fundação Calouste Gulbenkian, que serviu de estudo de caso da
presente investigação, foi realizado um inquérito por questionário ao 3.º ciclo do ensino
básico em três escolas portuguesas, inseridas nesse mesmo projeto, tendo em vista a
obtenção de informação sobre a forma como os alunos aprendem hoje no âmbito da atual
Era Digital e das caraterísticas de uma sociedade em rede.
Verifica-se, então, que as aprendizagens formais adquiridas na Escola têm vindo,
lentamente, a acompanhar as aprendizagens que se adquirem no dia-a-dia e a dar conta
das necessidades e exigências da sociedade contemporânea, enquadrada no contexto
digital e tecnológico.
en
The relationship between information and communication technologies (ICT) and
children, in the classroom, finds here a space of analysis. Considering the digital era and
the modern society which requires certain key competences to be well-succeeded, does
student's formal learning process suit the present circumstances and the need for their
integration and adaptation to the reality?
Within the scope of the "E.M.A Project", from the "Gulbenkian Program for the
Qualification of the New Generations" of the Calouste Gulbenkian Foundation, which
served as study case of this work, it was carried out a questionnaire in the 3rd cycle of
three Portuguese basic schools, to understand how students learn nowadays considering
the Digital Era as well as the characteristics of the present networked society.
One might conclude that the formal learning process acquired at school has been
slowly keeping up with the contemporary society's needs and demands, in a digital and
technological context.