Título
A rotatividade de membros da equipa e a eficácia da mesma: o papel moderador da liderança e da centralidade.
Autor
Marques, Tiago Ferreira Campos de Melo
Resumo
pt
As empresas de consultoria debatem-se anualmente com o problema de altas taxas de
rotatividade dos membros das suas equipas, algo que impacta negativamente o desempenho e
eficácia das mesmas. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi o de avaliar não só o
papel da liderança do tipo funcional, como também o da centralidade dos membros que
saíram, enquanto moderadoras desta relação. Para levar a cabo esta investigação, foram
passados dois tipos de questionários em papel a colaboradores de empresas de consultoria,
sendo um destinado aos membros de uma dada equipa e o outro ao seu respetivo líder.
Participaram neste estudo 42 equipas, 154 indivíduos, todos integrantes de empresas de
consultoria. Os resultados demonstraram que nem a liderança funcional, nem a centralidade
exercem um papel moderador desta relação, não suportando assim as hipóteses da presente
investigação. Apesar da literatura sugerir que há uma relação, os resultados não serem
significativos podem ser explicados por uma série de fatores, nomeadamente o tipo de
contexto e equipa em questão, o timing da saída dos colaboradores e o facto da centralidade
ser estudada através de redes sociais.
en
Consulting firms debate annually with the problem of high membership exchange rates,
something that negatively impacts their team’s performance and effectiveness. In this sense,
the present study aimed to evaluate not only the role of functional leadership, but also the
centrality of the members who left, as moderators of this relationship. To carry out this
research, two types of paper questionnaires were distributed to employees of consulting firms,
one for members of a given team and the other for their respective leader. Forty two teams,
154 individuals, all members of consulting firms, participated in this study. The results
showed that neither functional leadership nor centrality play a moderating role in this
relationship, thus not supporting the hypotheses of the present investigation. Although the
literature suggests that there is a relationship, the results not being significant can be
explained by a series of factors, namely the type of context and team in question, the timing
of employee departure and the fact centrality is studied through social networks.