Título
Sensegiving e promoção de sensemaking do líder: contributos para as cognições e eficácia das equipas
Autor
Santos, Alexandra Sofia Monteiro dos
Resumo
pt
Existem muitos estudos que abordam a liderança ou a dinâmica das equipas, no entanto
pouco se sabe sobre a relação entre elas. Por outro lado, a literatura que incide nos líderes e na
eficácia das suas equipas, não se foca no processo concreto pelo qual a liderança promove a
eficácia do trabalho da equipa. Seguindo a abordagem funcional da liderança, o este estudo visa
entender de que forma funções específicas do líder, como a promoção do sensemaking e o
sensegiving, influenciam a eficácia das suas equipas, através dos seus processos e estados
cognitivos. A investigação decorreu no âmbito do Projeto Consulteam que decorre no ISCTE
– Instituto Universitário de Lisboa. Participaram 82 equipas (304 indivíduos) de profissionais
portugueses da área da consultoria. Os dados foram recolhidos num único momento. Os
resultados obtidos evidenciam que as funções de liderança estudadas estão relacionadas com a
eficácia da equipa. No entanto, salientam que tal relação só ocorre se as equipas construírem
um significado sobre o que o líder lhes transmite. Por outro lado, sugerem que estados
emergentes específicos, como a partilha de cognições temporais, não medeiam a relação entre
funções gerais do líder (promoção do sensemaking ou sensegiving) e a eficácia da equipa. Estes
resultados realçam a importância que o processo de sensemaking entre os membros e as funções
específicas do líder na eficácia do trabalho da equipa. Por último, esta investigação oferece
contribuições relevantes não só do ponto de vista teórico, mas também traz implicações práticas
para o meio organizacional.
en
There are several studies about leadership or team dynamics, however there is little
awareness about the relationship between these two variables. On the other side, the leaders
and their team’s effectiveness oriented literature does not focus on the process in which
leadership promotes team efficiency. Following a functional leadership approach, this study
aims to understand how leadership functions (sensemaking promotion and sensegiving) affect
team effectiveness, through team cognitive processes and emergent states. This investigation is
integrated on ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa’s Consulteam Project. A total of 82
teams (304 individuals) of portuguese consulting professionals, participated in the study. All
data were collected in a single moment through two questionnaires. The findings suggest that
there are a relationship between the studied leadership functions and team effectiveness.
Nevertheless, this impact on the team effectiveness just happens if the team constructs a
meaning about leader’s message. Moreover, the results also propose that specific emergent
state, as shared temporal cognitions do not mediate the relationship between general leader
functions (sensemaking promotion or sensegiving) and team efficiency. These findings
highlight the importance of team sensemaking process and specific leader’s functions on team
effectiveness promotion. Finally, this investigation provides relevant theoretical contributions,
as well as essential implications for organizational life.