Título
Um olhar reflexivo: importância do rio na cidade - Alenquer: centro de negócios
Autor
Ribeiro, Carina Lopes
Resumo
pt
Os lugares são referências na paisagem, em constante atualização num contexto de memórias coletivas. São estes lugares que sustentam a identidade coletiva, fomentando uma certa afetividade em relação a um espaço e a uma história partilhada.
A identidade do lugar é determinada pela lembrança de imagens, sentimentos, valores e atitudes que fazem parte da interação do Homem com os lugares.
Os rios são elementos que proporcionam harmonia e ligação entre a Natureza e o Homem e têm uma grande relevância no planeamento ambiental e ordenamento do território.
Fazem parte integrante da História dos povos e, desde as civilizações mais remotas, o Homem se interrelaciona com este elemento natural. Simultâneamente à sua presença benéfica, os rios são também muitas vezes a origem de catástrofes nas povoações que banham. Por esta razão, ao longo dos anos,
tem-se verifcado uma constante necessidade de intervenção nos leitos e caudais dos rios. Esta artifcialização dos cursos de água provoca vastas alterações no traçado e perfl dos rios assim como na vivência dos espaços em seu redor.
Neste trabalho analisa-se a presença dos rios nas cidades e, com o intuito da intervenção em Alenquer, repensa-se a presença do rio na vila e tecem-se considerações sobre o que foi e o que pode ser Alenquer no futuro. Pensar uma vila como Alenquer, implica pensar a delimitação espacial, os limites
desenhados pelo curso de água, a geografa e a história da vila e muito especialmente o modo como a população vive a presença do rio. Para tal realizou-se uma exaustiva observação do território, direta através de visitas ao local e entrevistas à população e indireta através de pesquisa bibliográfca e
cartográfa.
A proposta de intervenção apresentada na vertente prática deste trabalho é assim fundamentada no trabalho teórico e pretende (re)desenhar o rio de forma a aumentar o caudal das águas com o objetivo de (re)criar o centro social da vila.