Título
The study of the relationship between brand image and CSR purchasing behavior
Autor
Chujun, Huang
Resumo
pt
A Responsabilidade Social das Empresas (RSE) tem sido muito debatida nos últimos
anos. Mais e mais empresas começaram a implementar a Responsabilidade Social
para satisfazer os seus stakeholders.
Os consumidores, enquanto um dos stakehoders mais críticos, podem ser
positivamente ou negativamente afetados pelo desempenho da RSE. Por um lado, no
aspeto de marketing, a imagem da marca tem um papel importante na diferenciação e
criação de valor. Para além disso, a imagem da marca pode afetar o comportamento
de compra através de um processo psicológico complexo. Nesta dissertação, iremos
estudar a perceção referente à RSE dos consumidores Chineses e a relação entre a
perceção da RSE, a imagem de marca e o comportamento de compra.
Iniciamos a análise quantitativa pelo desenvolvimento de um questionário, que foi
distribuído pelo WeChat.
Da pesquisa efetuada destacamos dois resultados: (1) a imagem de marca desempenha
um papel de mediador ao mediar a relação entre a consciência de marca e
comportamento de compra socialmente responsável; (2) a perceção de
responsabilidade social desempenha um papel de mediador ao mediar a relação entre
imagem de marca e comportamento de compra responsável.
en
Corporate social responsibility (CSR) has become a hot topic in the recent years.
More and more companies start to adopt the CSR strategy and implement the CSR
behavior in order to satisfy their stakeholders in the world.
Consumer, as one of the critical member of stakeholders, can positively or negatively
affect or be affected by the CSR performance of the company. On the other hand, in
the marketing aspect, brand image plays an important role in differentiation and value
creation. In addition, brand image can affect the purchasing behavior of consumer
through a series of the complex psychological process. In this dissertation, we are
going to study the CSR perception of Chinese consumers, and the relationship among
CSR perception, brand image and CSR purchasing behavior.
We start the quantitative research by developing a questionnaire, which is handed out
to the Chinese respondents through WeChat.
In the end, there are two interesting findings in the research: (1) brand image plays as
a complete mediator in mediating the relationship between brand awareness and CSR
purchasing behavior; (2) CSR perception plays as a complete mediator in mediating
the relationship between brand image and CSR purchasing behavior.