Título
Company intelligence across customer life cycle
Autor
Arrimar, André Cardim Farinha
Resumo
pt
Num mundo com mercados cada vez mais competitivos, como retêm as empresas os seus
clientes? O que influencia a sua lealdade a uma empresa e o que o faz abandoná-la? Haverá
uma fórmula mágica para o sucesso?
Muitas são as organizações que continuam focadas na atração de novos clientes ao invés de
procurarem investir na manutenção das relações já existentes. Identificar as causas que levam
um cliente a interromper o seu ciclo de vida dentro de uma organização é, talvez, dos estudos
com maior impacto no aumento dos períodos de retenção dos clientes e consequentemente da
rentabilidade de uma empresa.
Esta investigação aplica-se à consultora portuguesa WINNING Scientific Management, onde
quase 50% das propostas enviadas são ganhas. No entanto, a exigência e ambição são enormes
e numa ótica de melhoria contínua, pretendem-se melhorar ainda mais estes números. Com este
estudo pretendem-se identificar medidas que tornem possível aumentar o ciclo de vida dos seus
clientes combatendo as causas que o levam a rejeitar propostas de serviços e a interromper o
seu ciclo de vida.
Foi possível concluir que causas como Perda de Interesse, Orçamento, Preferência por um
concorrente ou Recursos não qualificados são as que mais se destacam, tendo sido definidas
um conjunto de ações recomendadas que vão desde alterações aos processos e metodologia
comercial, à especialização por indústria da equipa ou até mesmo à reestruturação/reforço da
área de recrutamento.
en
In a world with highly competitive markets, how do companies retain their customers? What
influences a customer loyalty to a company and which are the causes that make him leave? Is
there a secret formula for success?
Many companies are still focused on the attraction of new clients rather than looking to invest
on the maintenance of the relationships already established. The identification of the main
causes why a customer breaks his life cycle inside an organization is, perhaps, one of the studies
with major impact to increase customers' retention periods and in consequence, companies’
profitability.
This research is applied to a Portuguese consultancy company, WINNING Scientific
Management, where almost 50% of the sent proposals are won. However, demand and ambition
are huge and in a mood of continuous improvement, there is a will to improve even more this
results. The goal of this research is to identify measures so that it will be possible to increase
customers’ life cycle, by mitigating the causes that lead those clients to reject services
proposals.
It was possible to conclude that causes like Lost of interest, Budget, Customer preferred a
competitor’s service or Unqualified resources are the ones that outstand, having been defined a
set of recommended actions that go from changes on the commercial processes and
methodology to team specialization by industry, or even to reinforce/restructure the recruitment
competency centre.