Título
A presença de Lisboa no cinema português - quatro olhares (anos 30-60)
Autor
Santos, Luís Cardiga
Resumo
pt
Lisboa cedo se tornou num dos maiores protagonistas do cinema português, apesar de as
primeiras flmagens terem acontecido na segunda maior cidade do país, o Porto. Entre a década de
30 e a década de 60, Lisboa passou por diversas transformações nos diferentes quadrantes da sua
sociedade: os urbanísticos e cinematográfcos, são os aqui escolhidos numa procura de como ambos
se foram entreajudando e relatando uma cidade em constante expansão para norte, mas também
a de uma cidade já consolidada e envelhecida. O retrato fantasiado das massas lisboetas foi algo
frequente no cinema português durante o período do Estado Novo, numa idealização da sociedade
portuguesa, sendo que Lisboa por ser a capital e onde o fluxo populacional era maior, foi retratada
inúmeras vezes quase sempre através dos mesmos parâmetros, tendo sido cortados esses critérios
com o Novo Cinema Português, no inicio da década de 60.
Maria Papoila, O Costa do Castelo, Madragoa e Os Verdes Anos, são os casos de estudo
aqui escrutinados do ponto de vista cinematográfco, urbano, histórico e social, dentro de uma cidade
de grandes contrastes, onde estes casos são analisados através das diferentes zonas em que a
ação é flmada, assim como nas diferentes décadas em que os flmes foram realizados. Este trabalho
pretende demonstrar como essa protagonista tão relevante foi utilizada, manipulada e influenciadora
destes quatro flmes e respetivos argumentos cinematográfcos, nos diferentes raios de ação na
cidade de Lisboa, como o Instituto Superior Técnico e sua envolvente, os Bairros do Castelo, da
Madragoa e de Alvalade.
en
Lisbon soon became one of the main protagonists of the portuguese cinema, although the
frst flming took place in the second largest city of the country, Oporto. Between the 30s and 60s,
Lisbon underwent several transformations in the different quarters of its society: the urban and
cinematographic ones, are those chosen here in a search of how they were both helping each other
and reporting a city that is constantly expanding to the north, but also of a city already consolidated
and aged. The costumed portrait of the Lisbon masses was a frequent occurrence in portuguese
cinema during the period of Estado Novo, in an idealization of portuguese society, being that Lisbon
capital and where the population flow was greater, was portrayed numerous times almost always
through the same parameters, having been cut these criteria with the new Portuguese Cinema, in the
early 60.
Maria Papoila, The Castle Coast, Madragoa and The Green Years, are the case studies here
scrutinized from the cinematographic, urban, historical and social point of view, within a city of great
contrasts, where these cases are analyzed through the different zones in which the action is flmed,
as well as in the different decades in which the flms were made. This work intends to demonstrate
how this relevant protagonist was used, manipulated and influential of these four flms and respective
cinematographic arguments, in the different ranges of action in the city of Lisbon, such as the Superior
Technical Institute and its surroundings, the Castle Neighborhoods, Madragoa and of Alvalade.