Título
A cidade cinemática - a representação da cidade pelo cinema. Sines, industria e estrutura portuária - imaterialidade do vazio, Centro de Investigação de Sines
Autor
Sequeira, Joana Filipa Solla
Resumo
pt
A representação da cidade está presente desde o início do cinema. Isso mesmo é visto pelos primeiros
filmes que foram produzidos pelos irmãos Lumière, quando escolhem captar momentos com o
cinematógrafo, que retratam já, aspetos fundamentais da cidade industrial.
A cidade é protagonista em muitos filmes. Esta, passa a ser, não apenas, um cenário onde decorre
uma história, mas também, uma narrativa quase poética, que normalmente, se relaciona com as
problemáticas que são vividas na época em que é concretizado o filme.
O presente trabalho teórico, debate-se sobre a questão pela qual a cidade é representada no cinema
e que tipo de críticas são apresentadas, na sua variedade. Como tal, o trabalho divide-se em três partes:
a primeira que dita o início do cinema e da própria representação da cidade; a segunda, introduz dois
casos de estudo, Metropolis e Os Verdes Anos, que focam a problemática que era vivida na sociedade,
em respetivas épocas de realização; a terceira sugere, a forma de como esta crítica sobre a cidade
representa na verdade, uma realidade temporal que era vivida pelos cineastas.
Estes filmes refletem dois modelos de cidade, o que os torna tão distintos e ao mesmo tempo tão
próximos. Em diferentes temporalidades, ambos refletem, sem dúvida, problemas, sejam eles, sociais,
económicos ou culturais.
en
The representation of the city is present since the beginning of cinema. We can clearly see that by the
first movies produced by the Lumière brothers when they decided to capture moments that represented
fundamental aspects of the industrial city.
The city is showcased in a vast number of movies, it stops being just the scenery where the story takes
place but also starts representing an almost poetic narrative that usually is related with problems that
are lived in the moment the film is being produced.
The present theoretical work debates over the question of to why the city is represented in cinema and
what type of criticism is represented.
This work is divided in three parts, the first dictated the beginning of cinema and its own representation
of the city, the second one introduces two cases of study, “The Metropolis”, and “The Green Years” that
take focus on the problematic era that was lived in society in that respective time of the production. And
last but not least the third, that suggests the way how this criticism over the city truly represents a
temporal reality that was lived by the cineasts.
These movies reflect two views on the city and that's what makes them so different and at the same
time so similar.
In two completely different times both reflect without a doubt over the problems the city had, being social,
economical or cultural.