Título
Food marketing guerrilla version: pratical case: Tritico, an Italian bakery
Autor
Cavalli, Federico
Resumo
pt
O projeto de mestrado teve como objetivo reunir conhecimento sobre o marketing de "Guerrilla"
e usar esta técnica para desenvolver a estratégia de marketing da Tritico, uma pequena padaria
no norte da Itália.
A Tritico, como muitas outras pequenas e médias empresas, enfrenta a necessidade de aumentar
os seus negócios, com recursos financeiros reduzidos. O marketing de "Guerrilla" baseia-se em
grandes investimentos no tempo e especialmente na criatividade, dando pouca importância ao
dinheiro porque este não é necessário para a eficácia deste tipo de marketing.
Aproveitando a pesquisa realizada sobre o tópico de marketing de "Guerrilla", o estudo relaciona
o marketing de "Guerrilla" com a necessidade da padaria para encontrar uma estratégia de
marketing que possa beneficiar a atividade da Tritico, aumentando a sua notoriedade e quota
de mercado.
O projeto começou com a recolha e análise da literatura disponível sobre o tema em estudo,
sobre a indústria de alimentos e bebidas e o marketing aplicado a este setor. Para esse fim, a
entrevista a um especialista em marketing de alimentos e bebidas foi útil para testar o
conhecimento adquirido.
Além disso, foi realizado um estudo para reunir informações sobre a resposta final do
consumidor ao plano de marketing.
Por fim, o projeto pretende fornecer uma estratégia de marketing que combine media "offline" e
"online" e, seguindo os princípios do marketing de "Guerrilla", possa impactar atuais e potenciais
consumidores, impulsionando consequentemente o crescimento da marca Tritico.
en
The master project aimed to gather knowledge about Guerrilla marketing and use this technique
to develop the marketing strategy of Tritico, a small bakery in the north of Italy.
Tritico, like many other small and medium companies, faces the necessity to increase its
business with low financial resources. Guerrilla marketing leans on large investments in time
and especially creativity, saving money not necessary for the effectiveness of this type of
marketing.
Taking into account the features of Guerrilla marketing and the needs of Tritico, the project
developed a marketing strategy that will finally obtain an increase of awareness and market
shares.
The project started with gathering and then analysing the literature available about the Guerrilla
marketing, the food and beverage industry and the marketing applied in this sector. Therefore,
the interview to an expert food and beverage marketer was useful to test the acquired
knowledge.
A study was conducted to gather information about the final customer response to the
marketing strategy.
The project expects to provide a marketing strategy that mixes offline and online media and
following the principles of Guerrilla marketing can attract the favour of existing and potential
customers, consequently push the growth of Tritico's business.