Título
Case study on customer experience enhancement at ING, Luxembourg
Autor
Nowacki, Aline
Resumo
pt
No mundo de hoje, os consumidores são afetados diariamente pela mudança tecnológica, razão
pela qual as suas expetativas também estão a mudar. A qualidade da interação e relacionamento
entre uma organização e um cliente resultará e avaliará a experiência deste (cliente).
Os clientes com “poderes digitais” (ou conectados) querem experimentar e viver através da
marca; eles pretendem sentir-se especiais/ diferentes e valorizados. Uma experiência notável
/ brilhante transmitirá aos clientes confiança, lealdade, transparência, tornando-se assim estes
os principais objetivos de uma organização.
No setor bancário, os clientes esperam exatamente a mesma experiência, entrando em contacto
com o seu banco, por telefone , telemóvel, internet, ou através das agências. Com a recente
crise financeira que começou em 2007, os clientes ficaram mais vigilantes e tornou-se mais
difícil para os bancos motivarem e recrutarem “novos clientes”.
Para enfrentar este desafio, um dos objetivos do ING é acelerar o ritmo da inovação. O banco
teve que adaptar e colocar em prática novas formas de trabalho. Uma das principais mudanças
foi colocar a experiência do cliente no centro como estratégia e integrar o consumidor no
desenvolvimento de novos conceitos, produtos ou serviços.
O estudo de “ case study” (estudo de caso) analisa as mudanças que o grupo ING fez durante
o período pós-crise. Com um exemplo prático, veremos como a experiência do cliente é
avaliada na ING Luxembourg e como o banco integra várias ferramentas CX (experiência do
cliente) com sucesso e de maneira pragmática ( sensata/ prática).
en
In today's world, consumers are daily impacted by technological changes, which is the reason
their expectations are likewise shifting. The quality of the interaction and relationship between
an organization and a customer will result and evaluate the customer experience.
Digitally empowered customers desire to experience and live through the brand; they want to
feel special and valued. A great customer experience will result customers’ trust and loyalty,
which is often the main objective of an organization.
In the banking sector customers expect the exact same experience whether they contact their
bank by mobile phone, by chat, or by one of the branches. With the latest financial crisis which
started in 2007, customers have become more watchful and it became more difficult for banks
to win over new clients.
To respond to this challenge, one of Internationale Nederlanden Groep’s objective is to
accelerate the pace of innovation, thus the bank had to adapt and set up new working
methodologies. One of the major changes was to place customer experience at the centre of the
strategy and hereby integrate the consumer in the development of new concepts, products, or
services.
The case study analyses the changes that ING group carried out during the post-crisis period.
As a practical example, we are going to see how customer experience, from this moment on
named CX, is assessed at ING Luxembourg, and how the bank integrates multiple CX tools
successfully and pragmatically.