Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Empresas
Título

Importância de uma estratégia digital no contexto das PME portuguesas

Autor
Barroso, Zélia Maria
Resumo
pt
O tema eleito para o desenvolvimento da referida dissertação de mestrado em Gestão de Empresas, incide sobre a valorização que as micro, pequenas e médias empresas (PME) em Portugal atribuem à gestão estratégica do conhecimento, como instrumento de suporte à tomada de decisão e desenvolvimento de estratégias de marketing social digital. Em plena era digital, ter um website passou a ser apenas o primeiro passo para a existência de qualquer empresa. A grande dificuldade reside agora no facto de que qualquer uma pode ter um website, qualquer uma pode utilizar as redes sociais como canal de comunicação... Enfim, parece relativamente fácil "ser-se digital" e a inserção de uma empresa nos canais online não é mais encarada como mera opção, mas sim como uma questão de sobrevivência! Isto porque, as iniciativas de posicionamento digital, quando bem conduzidas e geridas, tendem a proporcionar às empresas uma maior visibilidade nos seus mercados alvo, a expansão dos mercados nos quais competem, a atração e fidelização de clientes através de novas e inovadoras formas de interação. Hoje, mais importante do que ser ou estar "ON", é preciso saber para quê? Como? Para quem? Com que objetivos? Seguindo que estratégia? Utilizando que ferramentas? É ainda essencial que as PME compreendam as tendências do negócio e consigam identificar as oportunidades e os riscos que advêm do estádio de maturidade digital em que se encontram.
en
The theme of this Master's dissertation on Business Management focuses on the valuation that micro, small and medium-sized enterprises (SMEs) in Portugal attribute to the strategic management of knowledge, as a tool to support decision making and development of social marketing strategies digital. In the digital age, having a website is just the first step in the existence of any company. The great difficulty now lies in the fact that anyone can have a website, anyone can use social networks as a communication channel... Anyway, it seems relatively easy to be "digital" and the insertion of a company in the online channels is not more viewed as a mere option, but as a matter of survival! This is because, when well conduzed and managed, digital positioning initiatives tend to provide companies with greater visibility in their target markets, expanding the markets they compete in, attracting and retaining customers through new and innovative forms of interaction. Today, more important than being or being "ON", you need to know for what? As? For whom? With what goals? Following which strategy? Using what tools? It is also essential that SMEs understand business trends and are able to identify the opportunities and risks that arise from the stage of digital maturity in which they find themselves.

Data

21-mai-2018

Palavras-chave

Portugal
Informação
Information
Human resources
Gestão do conhecimento
Digital channels
Recursos humanos
Gestão de empresas
PME Pequenas e Médias Empresas
Tecnologia digital

Acesso

Acesso livre

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