Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

Factors of employer attractiveness for it millennial students

Autor
Neves, Lucas Reis das
Resumo
pt
As organizações baseadas no conhecimento como aquelas no mercado das tecnologias de informação (TI) precisam desesperadamente de colaboradores como fonte de vantagem competitiva, sendo que estes constituem os seus maiores ativos. A expansão mundial de gigantes tecnológicos como a IBM ou a SAP abriu novas oportunidades para os profissionais das TI explorarem, com cada vez mais empregadores não tecnológicos a investir em tecnologia. Estes profissionais são normalmente caracterizados por serem jovens voláteis com grandes salários e a trabalhar em escritórios modernos. Considerando que a digitalização do mundo é muito mais rápida do que aquilo que as universidades conseguem sustentar, o crescimento constante do setor ao longo dos últimos anos levou a uma grande escassez de talento. Assim sendo, estas organizações iniciam agora uma guerra de talento e procuram constantemente novas formas de atrair potenciais colaboradores. Para fazer face a esta situação, este estudo utilizou uma amostra de 495 estudantes das TI de várias universidades portuguesas, analisando as suas perceções acerca das dimensões de atratividade do empregador, assim como da usabilidade, credibilidade e probabilidade de comportamentos fraudulentos nos canais de divulgação. Os resultados mostram que as dimensões de atratividade mais valorizadas por estes estudantes variam dependendo da fase do processo de employer branding das empresas. Para além disso, as características geracionais e específicas desta área justificam as suas preferências. Relativamente aos canais de divulgação, os canais com maior usabilidade são também os canais percecionados como mais credíveis e com menos probabilidade de comportamentos fraudulentos.
en
Knowledge-based organisations like the ones in the IT sector desperately need employees as a source for competitive advantage, since they constitute their biggest asset. The worldwide expansion of big technology giants like IBM or SAP opened new opportunities for IT professionals to exploit, with more and more non-tech employers investing in technology. These gold-collar professionals are often described as young and highly mobile who earn high incomes in modern offices. Since the world digitalization is much faster than universities can cope with, steady growth over the last few years has led to a big talent shortage in the sector. Therefore, companies are now engaged in a war for talent and constantly look for new ways to attract potential employees. To face this problem, the current study utilized a sample of 495 IT graduate and undergraduate students across Portuguese universities, analysing their perceptions of employer attractiveness dimensions as well as their media channel’s usability, perceived credibility and deception. Moreover, the influence of these variables in their intentions to apply for a job was also analysed. Results showed that the most valued employer attractiveness dimensions vary depending on the stage of the employer branding process. Furthermore, the fact that these students are millennials, and the fact that they are from this specific field of the study justifies their preferences. As for the media channels, the channels with higher usability are also perceived as the most credible and less likely to display deception.

Palavras-chave

Portugal
Gestão do conhecimento
Motivação no trabalho
Universidade
Recursos humanos
Employer branding
Gestão de empresas
Canais de divulgação
TIC -- Tecnologias da informação e comunicação
Estudante
Millennials
Media channels
IT students
Estudantes de programação
Imagem institucional

Acesso

Acesso livre

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