Título
A análise da influência da publicidade com portadores de deficiência na compra
Autor
Hebler, Laura Andreea
Resumo
pt
A deficiência continua tendencialmente ausente da publicidade, exceto alguns casos
como indicado por Magee (2016), em que é apresentada para falar especificamente sobre o
assunto da deficiência. Segundo um estudo desenvolvido por Farnall (1996) os anúncios com
portadores de deficiência quando corretamente representados têm um impacto positivo na
atitude perante um anúncio, na atitude perante a marca e na intenção de compra. Face a estes
factos, levanta-se a questão do porquê de as empresas não apostarem na publicidade com
portadores de deficiência.
O objetivo principal deste estudo passa por verificar se a publicidade com portadores de
deficiência tem impacto na intenção de compra dos consumidores portugueses, ou seja, se o
facto de os portadores de deficiência estarem presentes num determinado anúncio influencia as
atitudes perante esse anúncio e perante a marca publicitada. Como tal, foi realizado um estudo
experimental que seguiu o formato de 2 questionários, nomeadamente, questionário 1 (anúncio
com portador de deficiência) e questionário 2 (anúncio com não portador de deficiência).
Os resultados permitiram concluir que o facto de um anúncio conter um portador de
deficiência conduz a que os consumidores tendem a ter uma maior perceção de que vale a pena
comprar o produto, de que comprariam e de que recomendariam o produto anunciado, fatores
que permitem verificar que a publicidade com portadores de deficiência tem um impacto
positivo na intenção de compra.
en
Disability remains largely absent from advertisement, except for a few cases as indicated
by Magee (2016), in which it is introduced to speak specifically about the disability. According
to a study developed by Farnall (1996), ads with disabled people when correctly represented
have a positive impact on the attitude towards the ad, the attitude toward the brand and the buy
intention. Faced with these facts, the question is why companies do not bet on advertisement
with disabled people.
The main goal of this study is to verify if advertisement with disabled people has an
impact on portuguese consumers buy intention, that is, if the fact that a disabled person is
represented in a particular ad influences the attitudes towards that ad and toward the advertised
brand. To reach the goal, an experimental study was carried out, which followed the format of
2 questionnaires, namely, questionnaire 1 (advertisement with a disabled person) and
questionnaire 2 (advertisement with a non-disabled person).
The results allowed to conclude that when an advertisement contains a disabled person,
consumers tend to have a greater perception that it is worth to buy the product, that they would
buy and would recommend the advertised product, factors that allow to verify that
advertisement with disabled people has a positive impact on the purchase intention.