Título
Que futuro para a NAV Portugal?: algumas reflexões estratégicas no âmbito do quadro regulatório do Céu Único Europeu
Autor
Barata, Pedro Manuel de Almeida Nunes
Resumo
pt
Os serviços de navegação aérea são um elo fundamental na cadeia de valor da aviação, sendo no entanto escassos os trabalhos que se dedicam à análise das questões da gestão estratégica das empresas deste setor, concentrandose a maioria desses estudos em aspetos de natureza técnica e operacional ou de enquadramento macroeconómico e de regulação. Com o advento da iniciativa Céu Único Europeu, o contexto de funcionamento dos prestadores de serviços de navegação aérea (ANSPs) na Europa tem vindo a alterar-se de forma significativa, com consequências na abordagem estratégica à sua gestão que importa analisar. Cabendo à NAV Portugal a missão de prestar estes serviços no espaço aéreo sob responsabilidade
de Portugal, neste trabalho procura-se identificar e refletir sobre os desafios que se colocam à gestão estratégica da empresa neste contexto de negócio em mudança. Com esse objetivo, a metodologia de investigação desenvolveu-se em duas fases distintas.
Num primeiro momento, uma extensa análise documental permitiu a descrição do setor de atividade, da empresa e da iniciativa Céu Único Europeu. Reconhecendo a complexidade da questão estratégica, bem como a componente social e negocial na sua definição, numa segunda fase foi utilizada a metodologia "Strategic Options Development and Analysis" (SODA), assente em técnicas de mapeamento cognitivo e numa lógica construtivista, para definir, através da participação de um painel de especialistas internos da NAV Portugal, o quadro de desafios estratégicos à gestão da empresa, assim como a sua teia de relações e interdependências, criando a base para algumas reflexões. As vantagens e limitações na aplicação da metodologia SODA são também analisadas.
en
ir navigation services are a fundamental link in the value chain of the aviation sector. However, there are not many studies that look into the strategic management issues of the companies operating in this sector, as
technical, operational or regulation aspects of this business come up as leading topics for analysis. With the launch of the Single European Sky initiative, the context within which air navigation services providers (ANPSs) operate in Europe has been changing significantly, with consequences regarding their strategic approach to management. NAV Portugal has the mission of providing these services in the airspace
under Portuguese responsibility. In this sense, this study sought to identify and reflect upon the strategic management challenges that NAV Portugal faces within the current business landscape. In light of this major objective, a two-stage research methodology was applied. First, a thorough documental analysis was developed, allowing for a description of the air navigation services sector, the company and of the Single
European Sky initiative. Recognizing the complexity of this strategic decision problem, the "Strategic Options Development and Analysis" (SODA) methodology was applied in a second stage, where cognitive mapping techniques were used with direct participation of a panel of internal specialists of NAV Portugal. Grounded on a constructivist stance, we aimed for the definition of a holistic framework of strategic challenges faced by
NAV Portugal and the case-and-effect interdependencies between variables, thus allowing for strategic reflections on the issue under study. Contributions, limitations and managerial implications of our framework are also discussed.