Título
New trends in store atmosphere: an application to the telecommunication sector
Autor
Rodrigues, Mariana Ventura
Resumo
pt
A atmosfera das lojas tem-se tornado, cada vez mais, uma área de interesse em estudos de
Marketing. Apesar do crescimento exponencial no uso da internet para todos os fins (incluindo
compras on-line), deslocar-se às lojas ainda é considerado essencial para os consumidores. O
objetivo da presente dissertação passa por perceber as novas tendências das lojas no mercado e
o seu impacto na atmosfera das mesmas, nomeadamente, no setor das telecomunicações. Com
o intuito de atingir os objetivos deste estudo, desenvolveu-se, primeiramente, uma revisão de
literatura seguida de uma parte empírica. Esta pesquisa qualitativa permitiu assim a
investigação do impacto de quatro tipos de tendências em lojas de telecomunicações: "store
mood zones", "retailtainment", cocriação e ecrãs interativos. Vários estímulos relacionados com
essas tendências foram apresentados a uma amostra de consumidores de forma a estudar a sua
influência na perceção e comportamento do consumidor dentro da loja. De uma maneira geral,
os resultados revelaram que as tendências apresentadas previamente são valiosas para fazer
crescer o interesse dos consumidores em visitar lojas, presencialmente. Não obstante, a sua
influência no comportamento do consumidor pode ariar consoante o tipo de idealização e
implementação utilizadas. Deste modo, o marketeers devem procurar perceber a relação entre
os vários estímulos e os seus respetivos efeitos sobre os consumidores para se conseguirem
adaptar a cada circunstância e a cada público-alvo.
en
Store atmosphere is increasingly becoming an area of interest in Marketing studies. Despite the
exponential growth of internet use for all purposes (including online shopping), going to
physical stores is still consider as essential to consumers. The aim of the present dissertation is
to understand new store trends on the market, and their impact on store atmosphere when
applied to the telecommunication industry. To achieve the research objectives a literature
review was developed followed by an empirical research. This qualitative research allowed the
investigation of four types of store trends' impact on telecommunication's stores: "store mood
zones", "retailtainment", "co-creation" and "interactive screens". Several cues related to these trends
were presented to a sample of consumers as a way of studying its influence on consumer’s
perception and behaviour within the store. Overall, the findings revealed that the above
presented trends are valuable to improve the consumers' interest on visiting physical stores.
Nevertheless, its influence on consumer behaviour may vary according to which sort of
idealization and implementation is used. As so, marketeers must understand the relationship
among several stimuli, and its effect on consumers to adapt to each circumstance and target
audience.