Título
As falsas santidades e fingimentos de virtude na cidade de Lisboa entre 1640 e 1771
Autor
Amaral, Rita Maria Ribeiro Martins Santos
Resumo
pt
Esta dissertação pretende demonstrar que o desejo das autoridades eclesiásticas em
uniformizar a fé e os costumes levou ao aumento da criminalização dos comportamentos,
supostamente desviantes como as falsas santidades e fingimentos de virtudes. Numa fase
inicial, a perfeição cristã foi bastante incentivada pelas autoridades eclesiásticas, mas a
verdade é que sempre que os leigos imitavam santos ou publicavam virtudes eram objeto de
perseguição inquisitorial. Esta dissertação estuda essa repressão, com base na análise de 15
processos da Inquisição lisboeta entre 1640 e 1771. Esta análise demonstrou que, os leigos
encontravam-se perante um paradoxo criado pelo Concílio de Trento que, se por um lado,
recomendava os cristãos a empenharem-se na sua vida religiosa e espiritual, por outro lado,
não deixava de simultaneamente procurar controlar, uniformizar e extinguir tal caminho
espiritual.
en
This dissertation aims to demonstrate that the desire of ecclesiastical authorities to
standardize faith and popular customs, led to an increase in the criminalization of allegedly
deviant behaviors, such as, false sanctities and pretense of virtue. At an early stage, Christian
perfection was greatly encouraged by the ecclesiastical authorities, however, whenever lay
people imitated saints or published virtues they were object of inquisitorial persecution. This
dissertation studies that repression, based on the analysis of 15 processes of the Lisbon
Inquisition between 1640 and 1771. This analysis showed that, lay people were faced with a
paradox created by the Council of Trent, which, if on the one hand, recommended that
Christians should engaged their religious and spiritual life, on the other hand, did not fail to
simultaneously seek to control, standardize, and extinguish that spiritual path.