Teses e dissertações

Mestrado
Gestão Internacional
Título

Laundnet: a time-saving mobile app for self service laundry users

Autor
Saragoça, Margarida Guedes de Campos Gonçalves
Resumo
pt
A presente dissertação aborda o negócio das lavandarias self-service em Portugal, particularmente em Lisboa, e contextualiza-o através de uma análise diacrónica. A escolha deste tema está, sobretudo, relacionada com a minha experiência pessoal neste tipo de lojas e com a percepção da existência de um problema de perda de tempo associado à utilização do serviço. Assim, esta investigação incide no estudo da viabilidade e potencialidade de uma aplicação de telemóvel que, ao permitir a pré- reserva de máquinas de lavar e secar online, visa colmatar a eventual perda de tempo. A legitimidade desta análise baseia-se em diversos factores sociais, económicos e culturais da nossa sociedade, como o crescimento do turismo, da mobilidade de estudantes e de utilizadores de aplicações de telemóvel, e o aumento do ritmo de vida que retira tempo às tarefas domésticas. A recolha de dados foi realizada aplicando duas metodologias. A primeira refere-se à minha experiência in loco nas 25 lavandarias que visitei e a uma entrevista em profundidade a um dos sócios de uma das maiores cadeias de LSS em Portugal, que me permitiu conceptualizar e desenhar as principais funcionalidades da aplicação de telemóvel, designada por Laundnet. A segunda diz respeito à pesquisa concretizada através da aplicação de um questionário estruturado a uma amostra de 100 utilizadores das LSS em análise. Com base na revisão de literatura e nas características do serviço das LSS, foi desenhado um modelo explicativo para estimar a intenção de uso da aplicação, que resolveria o potencial problema de perda de tempo. As diferentes hipóteses teóricas foram avaliadas através de métodos estatísticos descritivos, da análise de componentes principais e do modelo de regressão linear. Os resultados indicam que a Laundnet é uma aplicação viável, dada a grande receptividade por parte da maioria dos inquiridos, e que o seu uso é principalmente determinado pela percepção de utilidade e, não tão significativamente, pela experiência de tempo de espera, como inicialmente previsto.
en
The present dissertation addresses the self-service laundry (SSL) business in Portugal, particularly in Lisbon, and contextualizes it through a diachronic analysis. The theme urged mainly from my personal experience in this type of stores and in the perception of a waste of time problem associated to the use of the service. Hence, this research focuses in the analysis of the viability and potential of a mobile app which, by enabling the pre-booking of laundry machines, aims to bridge the eventual waste of time issue. The legitimacy of the analysis concerns different social, economic and cultural factors of our society, such as the growth of tourism, students’ mobility and mobile app users, as well as the increase of the pace of life that takes out time from the domestic routines. The data collection was made through two types of the methodology. The first refers to my in loco experience in the 25 stores I have visited and an in-depth interview to one associate member of one of the biggest SSLs’ chains in Portugal, which allowed to conceptualize and design the main functionalities of a mobile app, named by Laundnet. The second regards the survey carried out by applying a structured questionnaire to a sample of 100 SSL users of the laundries of scope. Based on the literature review and on the characteristics of the SSL service, an explanatory model was designed to estimate the intention to use a mobile application, which would solve the potential waste of time problem The different theoretical hypotheses were assessed through descriptive statistical methods, principal components analysis and linear regression modeling. Results point out that Laundnet is a viable app, given the great receptivity from the majority of the respondents, and that its use is mostly determined by the perception of utility, and not significantly by the waiting time experience, as initially expected.

Data

07-jun-2018

Palavras-chave

Prestação de serviços
Modelos de regressão
Inovação tecnológica
Gestão de empresas
Regression model
Análise de componentes principais
Aplicação informática
Rede móvel
Mobile application
Principal components analysis
Self-service laundries
Waiting experience
Lavandarias self-service
Tempo de espera
Principal

Acesso

Acesso livre

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