Título
Laundnet: a time-saving mobile app for self service laundry users
Autor
Saragoça, Margarida Guedes de Campos Gonçalves
Resumo
pt
A presente dissertação aborda o negócio das lavandarias self-service em Portugal,
particularmente em Lisboa, e contextualiza-o através de uma análise diacrónica. A
escolha deste tema está, sobretudo, relacionada com a minha experiência pessoal neste
tipo de lojas e com a percepção da existência de um problema de perda de tempo
associado à utilização do serviço. Assim, esta investigação incide no estudo da
viabilidade e potencialidade de uma aplicação de telemóvel que, ao permitir a pré-
reserva de máquinas de lavar e secar online, visa colmatar a eventual perda de tempo. A
legitimidade desta análise baseia-se em diversos factores sociais, económicos e culturais
da nossa sociedade, como o crescimento do turismo, da mobilidade de estudantes e de
utilizadores de aplicações de telemóvel, e o aumento do ritmo de vida que retira tempo
às tarefas domésticas.
A recolha de dados foi realizada aplicando duas metodologias. A primeira refere-se à
minha experiência in loco nas 25 lavandarias que visitei e a uma entrevista em
profundidade a um dos sócios de uma das maiores cadeias de LSS em Portugal, que me
permitiu conceptualizar e desenhar as principais funcionalidades da aplicação de
telemóvel, designada por Laundnet. A segunda diz respeito à pesquisa concretizada
através da aplicação de um questionário estruturado a uma amostra de 100 utilizadores
das LSS em análise. Com base na revisão de literatura e nas características do serviço
das LSS, foi desenhado um modelo explicativo para estimar a intenção de uso da
aplicação, que resolveria o potencial problema de perda de tempo. As diferentes
hipóteses teóricas foram avaliadas através de métodos estatísticos descritivos, da análise
de componentes principais e do modelo de regressão linear.
Os resultados indicam que a Laundnet é uma aplicação viável, dada a grande
receptividade por parte da maioria dos inquiridos, e que o seu uso é principalmente
determinado pela percepção de utilidade e, não tão significativamente, pela experiência
de tempo de espera, como inicialmente previsto.
en
The present dissertation addresses the self-service laundry (SSL) business in Portugal,
particularly in Lisbon, and contextualizes it through a diachronic analysis. The theme
urged mainly from my personal experience in this type of stores and in the perception of
a waste of time problem associated to the use of the service. Hence, this research
focuses in the analysis of the viability and potential of a mobile app which, by enabling
the pre-booking of laundry machines, aims to bridge the eventual waste of time issue.
The legitimacy of the analysis concerns different social, economic and cultural factors
of our society, such as the growth of tourism, students’ mobility and mobile app users,
as well as the increase of the pace of life that takes out time from the domestic routines.
The data collection was made through two types of the methodology. The first refers to
my in loco experience in the 25 stores I have visited and an in-depth interview to one
associate member of one of the biggest SSLs’ chains in Portugal, which allowed to
conceptualize and design the main functionalities of a mobile app, named by Laundnet.
The second regards the survey carried out by applying a structured questionnaire to a
sample of 100 SSL users of the laundries of scope. Based on the literature review and
on the characteristics of the SSL service, an explanatory model was designed to estimate
the intention to use a mobile application, which would solve the potential waste of time
problem The different theoretical hypotheses were assessed through descriptive
statistical methods, principal components analysis and linear regression modeling.
Results point out that Laundnet is a viable app, given the great receptivity from the
majority of the respondents, and that its use is mostly determined by the perception of
utility, and not significantly by the waiting time experience, as initially expected.