Título
Mobile applications as an influencer tool in the decision-making process of wine purchasing: APP Deco Vinhos
Autor
Dias, Mariana Barbosa Valdez
Resumo
pt
O projeto de mestrado teve como objetivo reunir conhecimento sobre o processo de tomada de decisão e as aplicações (app) mobile como ferramentas de comparação, de forma a propor uma estratégia de restruturação para a app Deco Vinhos, da Deco Proteste.
Esta aplicação está associada ao Guia de Vinhos em formato de papel que, por si só, se destina a um público mais envelhecido e com menos capacidades para recorrer a aplicações mobile no processo de tomada de decisão da compra de vinhos.Deste modo, era necessário encontrar uma estratégia que desse a conhecer as potencialidades da aplicação a um possível público.
O projeto iniciou-se com a recolha e análise da literatura disponível relativa aos temas digitalização e aplicações mobile, processo de tomada de decisão e ferramentas de comparação como influenciadoras e mercado das aplicações mobile de vinho.
Também foi realizada uma análise da envolvente, do mercado das aplicações mobile e uma análise interna da aplicação. De forma a sustentar os resultados e consolidar a proposta de restruturação, foram elaboradas entrevistas a informantes chave que estiveram envolvidos no desenvolvimento da app.
A expectativa do projeto é apresentar uma estratégia de restruturação focada em três áreas: a nível do produto, modelo de subscrição e plano de comunicação, de forma irem de encontro às necessidades do público alvo e, assim aumentar o número de utilizadores.
en
The master project aimed to gather knowledge about the decision-making process and mobile applications (app) as a comparison tool, to propose a strategy to a restructuring proposal to app Deco Vinhos, by Deco Proteste.
This application is associated with Wine Guide in paper format which, itself, is intended to a elder target and less able audience to resort to mobile applications in the decision-making process of wine purchasing.
Therefore, it was necessary to find a strategy which revealed the application potential to a possible target.
The project started with the collection and analysis of the available literature on the topics of digitalisation and mobile applications, decision-making process and comparison tools as influencers, and mobile wine applications market.
An external analysis has been done, along with an analysis of the mobile application market and an internal analysis of the app. To sustain the results and to consolidate the restructuring proposal, were made interviews to key-informants who were involved in the app development.
The project expectation is to present restructuring proposal focused on three main areas: at the product level, subscription model and communication plan, to meet the target’s needs, and this way increase the number of users.