Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Comunitária e Protecção de Menores
Título

Parentalidade positiva: Programa de formação por pares para pessoas LGB

Autor
Delgado, André Albernaz
Resumo
pt
Recentemente temos vivido períodos de mudança em diversos domínios, em específico no reconhecimento de direitos de minorias numa sociedade moderna, inclusiva e em prol da diversidade. O presente trabalho de projecto tem o intuito de criar um programa de apoio para pais e mães Lésbicas, Gays e Bissexuais (LGB) recorrendo à formação por pares, com intenção de contribuir para um clima familiar seguro e apoiante de pessoas LGB. A investigação parece sustentar a eliminação conceptual dos mitos e receios em relação às crianças filhas de pais e mães LGB, sendo que existe o consenso científico de que o desenvolvimento cognitivo, psicológico e psicossocial de crianças ou jovens filho(s)ou filha(s)de pais e mães LGB não está relacionado com a orientação sexual parental e, por isso, não influencia negativamente o seu crescimento. É o carácter funcional da família,e não a estrutura familiar,que é preponderante para o desenvolvimento da criança. Os dados recolhidos qualitativamente através de entrevistas semi-estruturadas a pais e mães LGB e a experts em áreas de intervenção psicológica e sociopolítica foram analisados através de uma análise de conteúdo por forma a reunir categorias temáticaspara a construção deste programa. Oprograma pretende ser um recurso para pessoas LGB com projectos de parentalidade futuros ou presentes. Contemplamos também a sociedade civil, propondo um recurso de acesso fácil e universal para a dinamização dos conceitos e conhecimento científico acerca das diversidades sexual e familiar com a finalidade de diminuir a discriminação com base na orientação sexual e a presença hegemónica da heterossexualidade.
en
We have been living changing periods in the most diverse domains, specifically the foundation rights for the minority recognition of a modern, inclusive, and diverse society. The present project intends to create a support program for LGB Parents using thepeer mentoring programsdesign,as a knowledge and experience construction mean to achieve a secure and supporting LGB family environment. In order to reach this goal,the Project is grounded on a comprehensive review of literature that advocatesthe possibility to eliminate existing myths and fears on child development regarding the sons and daughters of LGB parents. There is a scientific consensus about the psychological, cognitive and psychosocialchild development of a child or youngsterwhich parents are LGB, supporting that parental sexual orientation is not related with, neither adversely determinesthe lifespan of the child. It seems to be the functional featuresof the family, not the family structure, that are the major issuesfor child development. We highlight the contributionof the qualitative data analysis that was collected through semi-structured interviews to LGB parents and psychosocial and political experts. The data was analyzed through a content analysis to gather thematic categories inorder to identify, categorize, cluster and label the themesfor the program. The program’s goal is to reply as a resource for prospective LGB parents and for LGB parents. This program also finds the general public has a support needed cluster, suggesting an easy and universal resource to diminish sexual identity and orientation based discrimination and heterosexual hegemonic presence.

Data

27-mai-2013

Palavras-chave

Peer education
Homoparentalidade
Same-sex parenting
Diversidade familiar
Mentorado de pares
Apoio parental
Family diversity
Parental support
Mestrado
Trabalho de projeto -- Project work

Acesso

Acesso livre

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