Título
Parentalidade positiva: Programa de formação por pares para pessoas LGB
Autor
Delgado, André Albernaz
Resumo
pt
Recentemente temos vivido períodos de mudança em diversos domínios, em
específico no reconhecimento de direitos de minorias numa sociedade moderna, inclusiva e
em prol da diversidade. O presente trabalho de projecto tem o intuito de criar um programa de
apoio para pais e mães Lésbicas, Gays e Bissexuais (LGB) recorrendo à formação por pares,
com intenção de contribuir para um clima familiar seguro e apoiante de pessoas LGB. A
investigação parece sustentar a eliminação conceptual dos mitos e receios em relação às
crianças filhas de pais e mães LGB, sendo que existe o consenso científico de que o
desenvolvimento cognitivo, psicológico e psicossocial de crianças ou jovens filho(s)ou
filha(s)de pais e mães LGB não está relacionado com a orientação sexual parental e, por isso,
não influencia negativamente o seu crescimento. É o carácter funcional da família,e não a
estrutura familiar,que é preponderante para o desenvolvimento da criança. Os dados
recolhidos qualitativamente através de entrevistas semi-estruturadas a pais e mães LGB e a
experts em áreas de intervenção psicológica e sociopolítica foram analisados através de uma
análise de conteúdo por forma a reunir categorias temáticaspara a construção deste programa.
Oprograma pretende ser um recurso para pessoas LGB com projectos de parentalidade
futuros ou presentes. Contemplamos também a sociedade civil, propondo um recurso de
acesso fácil e universal para a dinamização dos conceitos e conhecimento científico acerca
das diversidades sexual e familiar com a finalidade de diminuir a discriminação com base na
orientação sexual e a presença hegemónica da heterossexualidade.
en
We have been living changing periods in the most diverse domains, specifically the
foundation rights for the minority recognition of a modern, inclusive, and diverse society. The
present project intends to create a support program for LGB Parents using thepeer mentoring
programsdesign,as a knowledge and experience construction mean to achieve a secure and
supporting LGB family environment. In order to reach this goal,the Project is grounded on a
comprehensive review of literature that advocatesthe possibility to eliminate existing myths
and fears on child development regarding the sons and daughters of LGB parents. There is a
scientific consensus about the psychological, cognitive and psychosocialchild development
of a child or youngsterwhich parents are LGB, supporting that parental sexual orientation is
not related with, neither adversely determinesthe lifespan of the child. It seems to be the
functional featuresof the family, not the family structure, that are the major issuesfor child
development. We highlight the contributionof the qualitative data analysis that was collected
through semi-structured interviews to LGB parents and psychosocial and political experts.
The data was analyzed through a content analysis to gather thematic categories inorder to
identify, categorize, cluster and label the themesfor the program. The program’s goal is to
reply as a resource for prospective LGB parents and for LGB parents. This program also finds
the general public has a support needed cluster, suggesting an easy and universal resource to
diminish sexual identity and orientation based discrimination and heterosexual hegemonic
presence.