Título
The strategy of implementation of a shared service center by Europcar
Autor
Arouca, Mafalda Osório de Menezes Corrêa
Resumo
pt
Entre condições sempre incertas e um ritmo de mudança acelerado, as empresas
enfrentam verdadeiros desafios num ambiente tão competitivo ao tentarem encontrar
soluções viáveis que melhorem o seu desempenho de forma a sobreviverem perante a
concorrência e mais que isso, que criem valor.
Para atingir esses objetivos, ao longo dos anos, novas ideias e revoluções tiveram lugar
na organização e produção das firmas. Um dos melhores e mais recentes exemplos deste
facto é o aparecimento dos chamados Centros de Serviços Partilhados que têm vindo
ano após ano a criar valor, a atingir níveis de produtividade e poupança nunca antes
vistos.
Para melhor compreender este tipo de modelo organizacional, foi desenvolvido um caso
de estudo baseado na contribuição dos trabalhadores do Centro de Serviços Partilhados
de uma grande empresa multinacional.
en
Between always uncertain conditions and rapid pace of change, companies face true
challenges in such competitive environment when trying to achieve viable solutions to
improve their performance in order to survive in the competitive world and more than
that, to create value.
To accomplish those objectives, over the years, new ideas and revolutions have taken
place in the organizational and productive path of the firms. One of the best and most
recent examples of that fact is the appearance of so-called Shared Services Centers
which have been in the recent years continually delivering increased value, reaching
masses of productivity and cost savings as never seen before.
To better understand this kind of organizational model, it was developed a case study
based on the contribution of a big multinational company Shared Services Center’s
employees.