Título
Factors influencing consumer intention to electric car sharing program in China
Autor
Wenhao Deng
Resumo
pt
O aluguel de time-shared foi desenvolvido como um modelo emergente na área de
economia compartilhada nos últimos anos na China. Com a evolução prosseguida da
tecnologia da Internet of Things (IoT) e da nova energia automóvel, há cada vez mais
pessoas a prestar atenção ao transporte inovador, tal como a eco-car sharing. Como
a atitude em relação ao eco-car poderá ter grande impacto na indústria, este novo
transporte ainda está num ponto de viragem. O objetivo desta dissertação é examinar
o que é que influencia a intenção do consumidor em e-car sharing e entender como
melhorar a intenção do consumidor em uso o aluguel de time-shared.
Uma pesquisa de 14 itens foi citada e desenvolvida para recolher os dados que são
transmitidas pela Internet. As respostas foram obtidas de 183 participantes. Os
resultados mostram que PEOU, GSI e CID têm um impacto positivo na intenção de
uso do aluguel time-shared enquanto o PE não se associa a ele. Ao mesmo tempo, a
análise dos papéis moderadores indica que nem a idade nem o gênero têm efeito
moderador nas relações entre a intenção e as variáveis previstas. No entanto, o nível
de rendimento dos participantes foi identificado como sendo o moderador da PE para
intenção, o que é ligeiramente positivo.
en
Time-shared rental has been developed as an emerging model in the area of sharing
economy in recent years in China. Since the technology of Internet of Things (IoT)
and new energy automobile evolved, there are more and more people paying attention
to innovative transportation such as eco-car sharing. As attitude towards eco-car,
which may profoundly influence the industry, is on the turning point, the purpose of
this dissertation is to examine what influence consumers` intention on e-car sharing
and to understand how to better increase consumer intention to use time-shared rental.
A 14-item survey was cited and developed to collect data from China delivered
through Internet. Responses were collected from 183 participants. The results show
that PEOU, GSI and CID have positive impact on intention to use time-shared rental
while PE doesn`t associate with it. At the same time, the analysis of moderating roles
indicates that neither age nor gender has moderating effect on the relationships
between intention and the predicted variables. However, the income level of
participants was identified to be the moderator of PE to intention, which is slightly
positive.