Teses e dissertações

Mestrado
Gestão
Título

VMI como fonte de vantagem competitiva na COFICAB: um caso de estudo pedagógico

Autor
Gomes, Marta do Nascimento
Resumo
pt
A indústria automóvel atua a uma escala mundial, com vista a encontrar harmonia nas suas interações onde a logística tem vindo a tornar-se cada vez mais relevante na estratégia de negócio. Esta indústria carateriza-se pela existência de elevados níveis de rivalidade e para se obter vantagem competitiva é necessário aumentar os níveis de eficiência operacional. Quando uma empresa apresenta uma má performance, associada a problemas logísticos, estes são diretamente refletidos na cadeia de abastecimento e consequentemente impactam a competitividade global das organizações. O tema do presente Caso de Estudo Pedagógico é a análise da implementação de um sistema "Vendor Managed Inventory" (VMI) e aborda os motivos que levam as empresas a optar por parcerias na cadeia de abastecimento, associando a importância da colaboração e a otimização de processos logísticos. O caso retrata a implementação deste tipo de parcerias na indústria automóvel entre a Coficab e a empresa "Alfa". Esta iniciativa iniciou-se quando a empresa "Alfa", cliente da Coficab, demonstrou dificuldades em controlar os níveis de inventários, afetando negativamente toda a cadeia de abastecimento e dificultando a produção atempada da Coficab. Através da elaboração de um estudo de avaliação da viabilidade da implementação de um modelo VMI e em que medida este permite colmatar as falhas logísticas de ambas as partes, foram discutidos os benefícios existentes e de que modo esta permitiria atingir vantagem competitiva. As informações do caso foram recolhidas na Coficab, permitindo a contextualização do tema abordado e avaliação do VMI como elemento potenciador da vantagem competitiva e promoção da eficiência organizacional.
en
The automotive industry operates in a global scale, aiming to find an harmonious relation in their interactions, logistics has become increasingly relevant in the business strategy. This particular industry is characterized by the existence of an high competition market, where the operational efficiency levels are considered a point of differentiation. Whenever a company presents a poor performance associated with logistics problems, the results will be directly reflected on the supply chain. As a consequence, the competitiveness of organizations will be also affected. The theme of the present Pedagogical Study Case is the analysis resulting from the implementation of a "Vendor Managed Inventory" (VMI) system and the reasons that motivates companies to create partnerships on their supply chain, associating the importance of both collaboration and optimization of the logistics processes. This particular case portrays the implementation of this type of partnerships in the automotive industry between the companies Coficab and "Alfa". This initiative took place when "Alfa", a Coficab customer, demonstrated difficulties in controlling inventory levels, negatively affecting the entire supply chain and making it difficult to manage productions in Coficab. Through the preparation of this case study it was possible to evaluate the feasibility of the implementation of a VMI model and to what extent it allows to overcome the logistical difficulties experienced by both companies. The benefits of the implementation and how it would allow to achieve competitive advantage were also discussed. The inputs for the case study were collected in Coficab, allowing the contextualization of the topic addressed and the evaluation of the VMI as an element that enhances the competitive advantage and promotion of an organizational efficiency.

Data

20-abr-2018

Palavras-chave

Vantagem competitiva
Caso pedagógico
Information systems
Logística
Competitive advantage
Cadeia de abastecimento
Supply chain
Indústria automóvel
Gestão de empresas
Eficiência organizacional
VMI Vendor Managed Inventory

Acesso

Acesso livre

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