Título
VMI como fonte de vantagem competitiva na COFICAB: um caso de estudo pedagógico
Autor
Gomes, Marta do Nascimento
Resumo
pt
A indústria automóvel atua a uma escala mundial, com vista a encontrar harmonia nas suas
interações onde a logística tem vindo a tornar-se cada vez mais relevante na estratégia de
negócio. Esta indústria carateriza-se pela existência de elevados níveis de rivalidade e para
se obter vantagem competitiva é necessário aumentar os níveis de eficiência operacional.
Quando uma empresa apresenta uma má performance, associada a problemas logísticos, estes
são diretamente refletidos na cadeia de abastecimento e consequentemente impactam a
competitividade global das organizações.
O tema do presente Caso de Estudo Pedagógico é a análise da implementação de um sistema
"Vendor Managed Inventory" (VMI) e aborda os motivos que levam as empresas a optar por
parcerias na cadeia de abastecimento, associando a importância da colaboração e a
otimização de processos logísticos.
O caso retrata a implementação deste tipo de parcerias na indústria automóvel entre a Coficab
e a empresa "Alfa". Esta iniciativa iniciou-se quando a empresa "Alfa", cliente da Coficab,
demonstrou dificuldades em controlar os níveis de inventários, afetando negativamente toda
a cadeia de abastecimento e dificultando a produção atempada da Coficab. Através da
elaboração de um estudo de avaliação da viabilidade da implementação de um modelo VMI
e em que medida este permite colmatar as falhas logísticas de ambas as partes, foram
discutidos os benefícios existentes e de que modo esta permitiria atingir vantagem
competitiva.
As informações do caso foram recolhidas na Coficab, permitindo a contextualização do tema
abordado e avaliação do VMI como elemento potenciador da vantagem competitiva e
promoção da eficiência organizacional.
en
The automotive industry operates in a global scale, aiming to find an harmonious relation in
their interactions, logistics has become increasingly relevant in the business strategy. This
particular industry is characterized by the existence of an high competition market, where the
operational efficiency levels are considered a point of differentiation. Whenever a company
presents a poor performance associated with logistics problems, the results will be directly
reflected on the supply chain. As a consequence, the competitiveness of organizations will
be also affected.
The theme of the present Pedagogical Study Case is the analysis resulting from the
implementation of a "Vendor Managed Inventory" (VMI) system and the reasons that motivates
companies to create partnerships on their supply chain, associating the importance of both
collaboration and optimization of the logistics processes.
This particular case portrays the implementation of this type of partnerships in the automotive
industry between the companies Coficab and "Alfa". This initiative took place when "Alfa", a
Coficab customer, demonstrated difficulties in controlling inventory levels, negatively
affecting the entire supply chain and making it difficult to manage productions in Coficab.
Through the preparation of this case study it was possible to evaluate the feasibility of the
implementation of a VMI model and to what extent it allows to overcome the logistical
difficulties experienced by both companies. The benefits of the implementation and how it
would allow to achieve competitive advantage were also discussed.
The inputs for the case study were collected in Coficab, allowing the contextualization of the
topic addressed and the evaluation of the VMI as an element that enhances the competitive
advantage and promotion of an organizational efficiency.