Título
Digital strategy in master programs in management in Portugal
Autor
Silva, Teresa Baeta da
Resumo
pt
Esta tese debruça-se em analisar os possíveis efeitos de uma abordagem
digital de marketing para as universidades portuguesas do ensino superior,
nomeadamente no mestrado de Gestão. Por sua vez, é possível criar uma relação mais
harmoniosa com o alvo, conquistando um leque maior com futuros estudantes.
Nos últimos anos, foi registado um crescimento da adoção da tecnologia e da
sua respetiva prática para promover os programas de instrução. No entanto, as
universidades, apesar de adotarem conceitos de marketing e beneficiarem de
vantagens, necessitam de adaptar-se às mudanças potenciadas pela revolução digital.
Este tópico desenvolvido na tese surgiu com a noção do crescimento da
competitividade do mercado no ensino superior, tanto no publico como no privado.
Os números registados cresceram com a entrada de Portugal na União Europeia e pela
alteração da educação no país com a Declaração de Bolonha. Consecutivamente,
aumentou o número de estudantes com o título de mestre em área abordada.
Nesta investigação, realizou-se um inquérito com o intuitivo de conhecer quais
são os fatores e critérios mais relevantes na escolha de um programa de mestrado em
Gestão. Com base no questionário online, foi possível indagar possíveis
oportunidades a aproveitar pelas instituições do ensino, como forma de melhorar e
inovar o programa de ensino, tendo em conta outros valores.
en
The Portuguese Higher Education portfolio has expanded over the years and is
characterized by a range of universities. Not only with the transformation that the
industry suffered through the Bologna Process, but also with the mobility between the
members of the EU, the number of graduates with master’s degree has grown as well.
Many universities have started showing signs of adaption of digital marketing
to promote the programs towards its audience. It sounds pertinent to develop this
study to analyze the implications of the adoption of digital infrastructure for the
attraction and retention of its primary stakeholders and, this thesis consists in
analyzing that. Many higher education programs worldwide have been using digital
marketing in its activities, so analyzing the opportunity in the Portuguese market can
come as a benefit for Portugal.
After a precise definition of a set of concepts regarding strategy, marketing,
digital and higher education market, an online questionnaire took place, and the
results show students are digitally present. However. this does not happen for
institutions, and there is a gap that needs to be tackled. After analyzing them in the
following section, discussion on the analysis and recommendation for higher
education programs such as management in Portugal follows.