Teses e dissertações

Mestrado
Mercados da Arte
Título

René Lalique: o artista, o místico e o empreendedor

Autor
Ferrari, Patrícia Andreia dos Santos
Resumo
pt
A presente dissertação debruça-se sobre a figura de René Lalique (1860-1945), artista dos séculos XIX e XX que revolucionou o mundo da joalharia e do vidro. Lalique não foi um mero artista, foi um criador e inovador de génio inigualável, que soube adaptar a sua arte ao ritmo incessante da viragem do século, sem lhe retirar o seu encanto e magia. O principal objetivo deste estudo consiste em abordar as três grandes facetas de René Lalique: o artista, o místico e o empreendedor. Em primeiro lugar, surge uma análise do homem enquanto artista, focada nos aspetos históricos da sua vida e carreira, e nos elementos técnicos da sua obra. Segue-se uma abordagem aos temas e motivos da sua arte, desde as suas origens ao significado comum que detêm, procurando entender a mensagem que carregam. Por fim, apresentamos o lado empreendedor de Lalique, revelando como a preocupação com o negócio esteve presente ao longo de toda a sua carreira, tendo culminado com a sua adesão aos métodos de produção industrial. Nessa última parte, será feita uma ponte entre o passado e o presente. A partir do nosso caso de estudo, a Coleção Lalique do Museu Calouste Gulbenkian, o nosso objetivo será entender as repercussões da obra de Lalique no mercado da arte atual e de que modo a perceção da sua obra se alterou ao longo do último século. Pretendemos, assim, fornecer uma leitura completa sobre René Lalique, através dos aspetos estéticos, simbólicos e económicos da sua arte.
en
The present dissertation focuses on the figure of René Lalique (1860-1945), a 19th and 20th centuries artist who revolutionized the world of jewellery and glasswork. Lalique was not a mere artist, he was a creator and innovator of unparalleled genius, who knew how to adapt his art to the unstoppable pace brought by the turn of the century, without losing its charm and magic. The central aim of this study is to address René Lalique’s three main personas: the artist, the mystic and the entrepreneur. First, we will analyse the man as an artist, focusing on the historical aspects of his life and career, and the technical elements of his work. Following that, we will approach the themes and motifs of his art, from its sources to the common meaning they share, trying to understand the message they carry. At last, we will present Lalique’s entrepreneur facet, revealing how his business concerns were present throughout his whole career, having culminated with his adherence to industrial production methods. In this last part, we will connect past and present. Through our case study, the Lalique Collection of Calouste Gulbenkian Museum, our aim is to understand the repercussions of Lalique’s work in the contemporary art market and how the perception of his work changed over the last century. In this way, we intend to provide the full picture on René Lalique, through the aesthetic, symbolic and economical aspects of his art.

Data

04-fev-2019

Palavras-chave

Arte contemporânea
Mercado da arte
Vidro
Estudo de casos
Arte Nova
História da arte
Art markets
Fundação Calouste Gulbenkian. Centro Cultural Português
René Lalique
History of art
Jewellery
Glassworks
Art Nouveau
Art Deco
Calouste Gulbenkian
Iconography

Acesso

Acesso livre

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