Título
Presenteeism in Chinese health and educational institutions
Autor
Yueling, Zhou
Resumo
pt
Este estudo tem como objetivo estudar a possível relação entre o presentismo e outras variáveis consideradas importantes na relação com o presentismo em instituições de saúde e educação Chinesas. Presentismo – aparece como um novo conceito na literatura de comportamento organizacional - refere-se ao desempenho de trabalho e perda de produtividade que ocorre quando os funcionários vão trabalhar, mas não conseguem o maior rendimento devido a causas físicas e psicológicas. No presente trabalho pretendemos esclarecer a sua relação com variáveis associadas ao conflito trabalho-família , a ambiguidade, de papel, o desempenho individual e o suporte do supervisor. Os resultados obtidos incidiram numa amostra de 258 sujeitos pertencentes a instituições de saúde e educação, tendo revelado que o trabalho / conflito familiar e a ambiguidade de papel são preditores de presentismo. Os dados revelam ainda que os trabalhadores das instituições de saúde apresentaram maior nível de apoio do supervisor e menor nível de presentismo. Finalmente, são discutidas as implicações destes resultados e as direções para futuras pesquisas.
en
This research aims to study the possible relation between presenteeism and other factors which are considered to be connected with presenteeism in former studies in Chinese health and educational institutions. Presenteeism, asa new concept in organizational behavior literature, refers to working performance and productivity loss that occurs when employees come to work but are not well-functional due to physical and psychological causes. Next, we clarify factors connected to presenteeism: work-family conflict, family-work conflict, role ambiguity, performance and supervisor support. The results from a sample of 258 health and educational institutions revealed that work/family conflict and role ambiguity are predictive of presenteeism. We also found that employees in health institutions exhibited higher level of supervisor support and lower level of presenteeism compare to employees in educational institutions. Finally the implications and limitations of these results and directions for further research are discussed.