Título
Determinantes de comércio electrónico em PMEs: identificação, estruturação e análise
Autor
Barroso, Ricardo Marin Reis
Resumo
pt
A crescente aplicação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no
quotidiano das empresas levou a que estas utilizassem novos modelos para
operar os seus negócios, como, por exemplo, o comércio eletrónico. Porém,
empresas com menores recursos – como as pequenas e médias empresas
(PMEs) – têm mostrado alguma relutância em adotar os canais eletrónicos
nas suas transações. Esta aversão aos novos modelos de negócio é motivada pela falta de
conhecimento e de capacidades na implementação de práticas de comércio eletrónico.
Posto isto, de forma a melhorar o seu negócio, parece evidente que os decisores das
PMEs beneficiariam de uma nova abordagem que facultasse uma melhor compreensão
dos determinantes de comércio eletrónico. De forma a promover essa compreensão, a
presente dissertação propõe a utilização de técnicas de mapeamento cognitivo difuso.
Com base no conhecimento e na experiência de um painel de especialistas em comércio
eletrónico, os resultados mostram que o perfil do empreendedor, o mercado, a gestão
operacional, o marketing e promoção, o website e plataforma digital, assim como o
produto são os determinantes que apresentam maiores graus de centralidade na estrutura
cognitiva desenvolvida, permitindo uma melhor compreensão das suas relações de
causalidade. As vantagens e limitações desta abordagem construtivista e a formulação de
recomendações para investigação futura são também discutidas.
en
The increasing use of information technology in enterprises’ daily operations
has led to multiple innovative ways to run a business, including electronic
commerce (or e-commerce). However, firms with fewer resources, such as
small and medium-sized enterprises (SMEs), are more reluctant to use
electronic channels during transactions. This aversion to contemporary
business models is a result of these companies’ lack of knowledge and capabilities
regarding e-commerce. To improve their businesses, SMEs’ managers and decision
makers could benefit from a methodological framework that fosters a deeper
understanding of the determinants of e-commerce. This study sought to explore the use of
fuzzy cognitive mapping to address this need. The results are grounded in the knowledge
and experience of a panel of experts in e-commerce. The fuzzy cognitive map developed
shows that entrepreneur profile, market, operational management, marketing and
promotions, website and digital platform, and products present the highest centrality
indices as determinants of SME e-commerce. The findings offer a better understanding of
the cause-and-effect relationships between these determinants. The advantages,
limitations, and shortcomings of our constructivist proposal are also discussed.