Título
A educação para o desenvolvimento na visão das ONGD portuguesas: estudos de caso
Autor
Braga, Beatriz Sardinha
Resumo
pt
A presente dissertação de Mestrado em Estudos de Desenvolvimento analisa as
conceções práticas e teóricas de três Organizações Não Governamentais para o
Desenvolvimento portuguesas, em torno da temática da Educação para o Desenvolvimento.
Esta análise pretende responder à pergunta: “Como tem sido implementada a Educação para o
Desenvolvimento pelas ONGD portuguesas nos últimos três anos (2014-2017)? Assim, como
é possível observar nas várias dinâmicas mundiais, também a Educação para o
Desenvolvimento tem sofrido mudanças profundas nas suas várias vertentes, em particular, em
Portugal. Por essa razão é proposto tratar este tema, considerado uma problemática atual do
vasto universo do Desenvolvimento. Através de um modelo de estudo qualitativo assente num
estudo múltiplo de casos, conhecemos três casos distintos de práticas em Educação para o
Desenvolvimento, nas ONGD portuguesas.
Esta dissertação procura fornecer uma visão empírica das abordagens conceptuais, as
formas de atuação e a relação institucional destas com o Estado português. Desta forma, foi
possível concluir sobre os novos desafios que esta temática enfrenta. A informação recolhida
foi complementada pela análise documental, incluindo bibliografia, fontes e relatórios de
avaliação das práticas das ONGD.
Concluímos que a ED atravessa, na atualidade, uma fase de mudanças, onde se afirmam
novos atores de Desenvolvimento e sobre os quais as ONGD não querem ficar atrás,
encontrando todas as oportunidades para deixar uma marca significativa do seu trabalho junto
do público.
en
The present master’s dissertation in Development Studies seeks to analyze the practical
and theoretical conceptions of three Portuguese Non-Governmental Development
Organizations, about the theme of Development Education. This analysis intends to answer the
question: "How has Development Education been implemented by the Portuguese NGDOs in
the last three years (2014-2017)? Thus, as it is possible to observe in the worldwide dynamics,
also the Development Education has undergone profound changes in its various aspects, in
Portugal. For this reason, it is proposed to treat this theme, considered a current problem of the
vast universe of Development. Through a qualitative research, the present multiple case study,
planned to identify three distinct cases of practices in Development Education in the Portuguese
NGDOs.
This dissertation seeks to provide an empirical view of the conceptual approaches, the
work procedures and the institutional relationship with the Portuguese State. Accordingly, it
was possible to conclude on the new challenges that this theme faces. The information collected
was complemented by documentary analysis, including bibliography, sources and evaluation
reports of the practices of the NGDOs.
This work concluded that Development Education is currently experiencing a phase of
change, where new development actors are affirmed and on which the NGDOs do not want to
stay behind, finding all the opportunities to leave a meaningful mark with the public.